Festival da Juventude Salesiana: 20 anos de história e vivência do carisma salesiano

De 13 a 15 de novembro foi realizada a 20ª edição do Festival da Juventude Salesiana, evento importante que reúne e celebra os frutos da caminhada do trabalho da Pastoral Juvenil em toda a Inspetoria Salesiana do Nordeste - de modo mais especial à Articulação da Juventude Salesiana (AJS), envolvendo assim grupos juvenis ligados aos Salesianos de Dom Bosco e às Filhas de Maria Auxiliadora.
Este ano, o evento contou com 38 delegações, incluindo uma vinda de Manaus, e mais de 1000 participantes inscritos. 
O Festival é sempre uma  oportunidade de partilhar sua fé e caminhada com muita arte e alegria. Apresentações teatrais, musicais e de dança permearam toda programação, além de outras expressões artísticas e serviços, desenvolvidos e protagonizados pelos jovens. Este ano, na perspectiva do resgate histórico dos 20 anos do evento, foi pensado um espaço memória com objetos e fotos. Também a entrada da quadra principal tinha como um "túnel"  com imagens do evento de 1996 até 2014. Além disto, foram impressos em tecido  e incluidos na decoração os 20 cartazes referentes a todas as edições do evento. Projetada pelo salesiano Rodrigo Menezes e executada numa força tarefa de pre-noviços, pós-noviços e outros jovens, a ambientação foi muito bem avaliada por todos, favorecendo a participação ainda mais.
Um dos grandes destaques foi a presença de todos ex-delegados para Pastoral Juvenil e para a Articulação da Juventude Salesiana desde que o evento existe, incluindo o P. Luiz De Liberali, que veio de Angola, onde nos últimos 6 anos é missionário. 
Além disso, o Festival foi simbolicamente a despedida dos jovens  para o Pe. Diego como inspetor salesiano. recebendo este o agradecimento e a homenagem da juventude salesiana. Também o novo inspetor nomeado, P. Nivaldo Pessinatti participou de todo evento, presidindo inclusive a celebração eucarística realizada na manhã do domingo. Fazendo avaliação do evento, P. Pessinatti pontuou: O que mais me chamou atenção foi a seriedade dos jovens, o foco deles. Mesmo com todos os hormônios a flor da pele, o evento foi caracterizado por uma intenção bem clara de curtir esse momento, na amizade, na espiritualidade, na convivência... Sinceramente, eu fiquei emocionado em ver uma juventude tão natural, autêntica e focada nos valores cristãos. Olhando para essa juventude, nós carregamos uma grande esperança e uma grande certeza no futuro. Esse festival, em sua edição de número 20, é um comprovante disso”, 
Equipe da Cobertura do Festival da Juventude Salesiana
Toda a cobertura do evento foi feita por grupos ou jovens ligados à Articulação da Juventude Salesiana, principalmente a Equipe Suporte, da AJS de Gramoré/Natal e Equipe de Comunicação da AJS de Fortaleza. Também a FM Padre Cícero, de Juazeiro, cobriu todo evento com transmissões ao vivo, inserção de entrevistas em seus programas e produção de matérias para site e redes sociais. 
Todo material produzido está no Blog da AJS Nordeste (em especial, notícias de cada um dos momentos e vídeos das transmissões ao vivo): 

- E também no site da FM Padre Cícero: http://padrecicero.rcr.org.br/
(lá você encontra áudio de entrevista com Pe. Eudes e com Pe. Pessinatti, além de outras informações)
- No Facebook da AJS Nordeste e da Inspetoria Salesiana, também é possível acessar fotos e vídeos e os links referentes a toda cobertura:













Escute aqui entrevista com Pe. Eudes Barreto, delegado para Pastoral Juvenil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0