Comunicação: aspirantes SDB e FMA realizam Fórum


A Inspetoria Maria Auxiliadora do Recife, PE, realizou em 20 de novembro o 1º Fórum de Comunicação com formandos e formandas, jovens em preparação para a vida religiosa. O Fórum foi dirigido pela irmã salesiana Quitéria Rosa, coordenadora do Âmbito de Comunicação, em parceria com Jakeline Lira, delegada inspetorial para Comunicação. Entre os objetivos do Fórum destacam-se: favorecer a formandos e formandas o aprofundamento da dimensão comunicativa em Dom Bosco e Madre Mazzarello, integrando as aulas de Educomunicação desenvolvidas nas  duas  inspetorias. 
O tema geral do encontro: “Se estou em tua memória, sou parte de tua história” motivou o grupo a aprofundar a comunicação em Dom Bosco e Madre Mazzarello.
A abertura do evento foi realizada pela irmã Amélia de Assis, inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora, que expressou sua alegria por esta iniciativa do Âmbito da comunicação das FMA. As palavras de boas vindas foram precedidas pela mensagem da superiora geral das FMA, madre Yvonne Reungoat, e pela irmã Maria Helena Moreira, conselheira para Comunicação (FMA), que também expressaram a alegria por esta atividade conjunta.
Após o momento de oração, irmã Quitéria apresentou aos jovens formandos um pouco da  caminhada e organização do Âmbito da Comunicação no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, das origens aos dias atuais, dando ênfase  aos seguintes pontos: o papel da conselheira para a Comunicação Social; escolhas operativas do Âmbito para a Comunicação Social; a proposta da Educomunicação, entre outros.
Após a explanação da irmã Quiteria e com base no tema, as formandas desenvolveram o subtema: Madre Mazzarello, mulher educomunicadora.
A parte da manhã foi dinamizada por meio de palestras, teatro, material visual, entre outras atividades. A parte da tarde ficou sob a responsabilidade do padre Carlos Júnior, formador dos aspirantes e pré-noviços salesianos, e os formandos,  que  apresentaram  o  subtema: Dom Bosco Comunicador.
A proposta de realizar um Fórum de Comunicação com os formandos foi inovadora, uma experiência que de alguma forma envolveu as comunidades da Inspetoria Maria Auxiliadora. Essa ação culminou as aulas de Educomunicação, realizadas durante o ano de 2015. O grupo fica na expectativa e desejo do 2º Fórum de Comunicação,  agora aberto a outros  grupos da Família Salesiana.  

Educomunicação

A Inspetoria Maria Auxiliadora oferece às formandas acompanhamento em todas as áreas do conhecimento. Uma área em destaque é a Educomunicação. A disciplina faz parte da grade curricular do projeto formativo das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), tem duração de um ano e é ministrada pela irmã salesiana Quitéria Rosa.
Durante as aulas, é perceptível o interesse por parte das formandas em aprofundar esta modalidade de ensino como estratégia para o desenvolvimento da pedagogia salesiana, mediante as práticas do Evangelho. Segundo as jovens:
“Estudar Educomunicação é aprender a lidar com ferramentas que favorecem o uso dos meios de comunicação frente à missão de educar. É uma saída que pode ajudar a juventude nos tempos de hoje. É uma ciência abrangente. É o olhar que fala, gestos, atitudes, as cores: tudo que há em nosso ser comunica algo e comunica alguém”.
“Estudar Educomunicação é aprender a lidar com os desafios de uma nova linguagem frente à educação. As aulas práticas e teóricas me ajudaram a crescer no diálogo comigo mesma, com o outro e, consequentemente, com o transcendente. Fiquei feliz pelas descobertas que fiz no mundo da comunicação. É bonito perceber que uma boa comunicação causa transformação”.
“O estudo de educomunicação desperta nossa consciência crítica sobre o uso dos meios, sinalizando caminhos estratégicos para uma educação mais interativa e prazerosa”.

Por: Irmã Quitéria Rosa, fma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0