Mundo Salesiano: 8ª edição da Corrida dos Santos apoia projeto "Orfãos do Ebola"

Foi realizada em Roma, na Itália, no dia 1° de novembro, a 8ª edição da Corrida dos Santos – iniciativa esportiva ligada à solidariedade, que neste ano apoia o projeto “Órfãos do Ebola”, da Fundação Dom Bosco no Mundo – e cuja coleta de recursos será destinada ao programa ‘Órfãos do Ebola’, na Libéria, com o intuito de ajudar as crianças que ficaram órfãs, em consequência do vírus ebola.
A Corrida dos Santos foi antecedida pela missa para os esportistas e fieis, dentro da Basílica de São Pedro. Às 10 horas locais, foi dado início a corrida competitiva, enquanto a não-competitiva começou 20 minutos mais tarde. O evento foi encerrado depois da premiação dos vencedores, com a récita do Ângelus e as Palavras do Papa.
A competição, de 10 quilômetros, contou com a participação de 6000 atletas. O percurso contemplou as ruas do centro de Roma, com saída da Praça de São Pedro e chegada à mesma Praça, onde ocorreu a premiação e a récita do Ângelus.

Outras iniciativas


Entre as várias iniciativas correlatas à Corrida dos Santos foi realizado um ‘tour’ guiado “Sobre os Passos de Dom Bosco esperando o Jubileu”, organizado pela Associação Salesiana “Turismo Juvenil e Social” (TGS). Tratou-se de um percurso de cerca de duas horas, que teve início na Basílica Salesiana do ‘Sacro Cuore’, passou pela Basílica de S. Maria Maior e a de São João de Latrão. O tour teve como acompanhantes os jovens do TGS, guias profissionais e pessoas sem fixa morada que povoam a ‘Stazione Termini’, de Roma, e que estão seguindo alguns percursos de inclusão, coordenados pelos voluntários da obra salesiana do ‘Sacro Cuore’.
As visitas ocorreram nas tardes de sábado, 31 de outubro, e de domingo, 1° de novembro.

Coletiva de Imprensa


No dia 31 de outubro, na Sala Tevere, da região Lácio, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentar a Corrida dos Santos 2015. A coletiva contou com a presença de um dos maiores campeões de atletismo de todos os tempos: Carl Lewis.
Entre os entrevistados presentes estiveram  o padre Tullio Orler, presidente da Fundação Dom Bosco no Mundo; e o padre Nicola Ciarapica, missionário salesiano, diretor da Obra de Matadi, em Monróvia, na Libéria, sede do Projeto “Órfãos do Ebola”.
Padre Nicola Ciarapica em sua exposição disse: “Estou aqui em nome dos beneficiários, ou seja, dos 200 órfãos que receberão as vossas ajudas . Não somente nós, missionários e voluntários, estamos perto desses jovens, mas também vós, graças à vossa ajuda, lá estareis”.
Carl Lewis, que em sua fala durante a coletiva, agradeceu, antes de tudo, aos organizadores pelo convite de participar da importante iniciativa. E acrescentou: “O esporte é uma atividade humana. Demonstra como uma pessoa não se define pela raça, nacionalidade, sexo, capacidades. O que conta é o seu caráter, as suas capacidades relacionais, o seu ‘fair play’, o seu senso de respeito pelos outros. Creio intensamente que o esporte tem o poder de promover e consolidar a solidariedade para com os menos afortunados de nós .… , neste caso, para com as famílias das crianças cuja vida ficou transtornada pelo vírus ebola”.
Carl Lewis concluiu a sua fala evidenciando: “Hoje estou aqui. Amanhã estarei presente à largada do evento ‘Corrida dos Santos’, porque quanto mais nós formos tanto mais forte será o apelo em favor dos Órfãos da Libéria. Portanto, conto com vosso empenho, com vosso apoio: devemos atuar juntos, correr juntos, para que este mundo seja um lugar melhor para todos”.

Com informações InfoANS
Fonte: Boletim Salesiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0