Recife// Terrário ajuda alunos a entender tipos de solo
Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo o solo é a camada na qual se pode desenvolver vida (vegetal e animal). Já para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
Ao perceber a complexidade do tema, as professoras do 2° ano do Ensino Fundamental I, Iracema Gomes, Tarciana Ferreira e Cássia de Lorero, com a ajuda do professor Rafael Andrade, construíram na última quinta-feira (18) um terrário. O objetivo era mostrar aos alunos em uma micro-escala, os tipos de solo que constitui o nosso meio ambiente, que também é formado por água, ar, luz e seres vivos.
Com essa atividade ficou mais fácil para os estudantes observarem um dos importantes fenômenos da natureza: o ciclo da água. Além disso, ficaram sabendo quais as funções e os tipos de solo, como o arenoso, argiloso, árido, orgânico, entre outros.
Comentários
Postar um comentário