Recife// Habilidade com cubo mágico é desafiada em campeonato
Os alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) aficionados por cubo mágico não reduzem a resolução do quebra-cabeça em uma simples brincadeira ou um hobby de final de semana. Aqui no Salesiano, eles são desafiados em um campeonato anual que obedece uma série de regras. E, por se tratar de uma atividade essencialmente de raciocínio, estudantes em busca de rapidez e agilidade nos estudos, começam a descobrir a importância desse esporte. Nesse sentido, o objetivo do evento é descobrir quem resolve um cubo mágico no menor tempo possível.
De acordo com um dos organizadores do campeonato, professor de Matemática Luiz Carlos, o cubo mágico traz vários benefícios. “Ajuda na concentração, coordenação motora e rapidez entre o pensar e o agir”, avaliou. Por isso, as habilidades mais exigidas deles são: pensar, dominar as técnicas e ser ágil. Embora não seja uma regra, por se tratar de uma atividade de raciocínio matemático, os mais entusiasmados por cubos mágicos acabam se interessando por atividades ligadas à área de exatas.
Na competição do Salesiano, os estudantes têm cinco minutos para montar os cubos com 2, 4 e 6 cores. No fundo, a ideia do campeonato é fazer o estudante competir com ele mesmo, mas para ter alguns parâmetros de tempos possíveis de se resolver o cubo, todos os concorrentes participam juntos em cada disputa.
Comentários
Postar um comentário