VI ENEL REFLETE SOBRE DESAFIOS NO CENÁRIO ECONÔMICO ATUAL
Evento reuniu cerca de 100 participantes, de todas as regiões do Brasil, nos dias 27 a 29 de maio, em Brasília.
Com o tema “Os desafios da dimensão administrativa da RSE no atual cenário econômico”, foi realizado nos dias 27 a 29 de maio, em Brasília-DF, o VI Encontro Nacional de Ecônomos Locais da Rede Salesiana de Escolas (VI ENEL). Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre ecônomos (administradores) locais das escolas e gestores dos seis polos regionais da RSE, além da equipe nacional da Rede.
O objetivo central do VI ENEL foi difundir conhecimentos e debater estratégias que contribuam para as tomadas de decisões dos administradores locais e suas equipes. Nesse sentido, grande parte dos trabalhos foram realizados em grupos de debates e soluções, para alcançar em conjunto as melhores formas de enfrentar os desafios colocados para as escolas da RSE.
No primeiro dia do evento, após a abertura feita pela Diretoria Executiva da RSE, Ricardo Spindola apresentou o tema “Escola Salesiana de referência: Desafios e oportunidades”. Em seguida, Ana Paula Costa e Silva falou sobre o Centro Salesiano de Formação, e Angela Dutra, sobre os livros paradidáticos da Edebê-Brasil. Ambas as falas destacaram os novos recursos que estão sendo oferecidos pela Rede ao conjunto das escolas.
Na quinta-feira, 28 de maio, Edevaldo Gaudencio e Normando Ramos falaram sobre o Projeto do Material Didático Digital da RSE e apresentaram as novidades que serão incorporadas aos livros, como por exemplo a realidade aumentada. Os participantes se dividiram em grupos de debates e soluções, e em seguida nos grupos de sínteses, para apresentar os resultados das discussões em plenário. Para encerrar os trabalhos do dia, o economista Everton Santos ministrou uma palestra sobre o “Cenário da atual conjuntura econômica brasileira”.
O VI ENEL encerrou-se na manhã de 29 de maio, com uma palestra sobre empreendedorismo, feita por Rodrigo Franco, consultor do SEBRAE, e a reunião dos participantes por polos para definir estratégias e procedimentos locais a serem implantadas após o evento.
“Conseguimos apresentar as novidades do MDD para os próximos anos e foi gratificante ouvir o retorno dos participantes de que nossas escolas estão na vanguarda da inovação”, considera Edevaldo. Ele participou, como assessor da Rede Salesiana de Escolas, das quatro últimas edições do ENEL: “Percebi que mais uma vez o evento cumpre o seu papel de gerar discussões e acalorar o debate das boas práticas da gestão educacional. O sentimento de pertença da RSE aumenta a cada ano”, completa.
Irmã Adair Sberga, que juntamente com padre Nivaldo Pessinatti compõe a Diretoria Executiva da RSE, afirma que sentiu um grande entusiasmo e envolvimento dos participantes do VI ENEL: “Nossa Rede Salesiana de Escolas cresceu muito e isso exige mais empenho por parte de todos, para que os processos sejam de vanguarda e com sustentabilidade, com foco sempre em nosso objetivo primeiro: oferecer uma formação de qualidade e de sentido para a vida dos jovens brasileiros”, conclui.
Fonte: RSE Informa
Comentários
Postar um comentário