Recife // Tecnologia Educacional no cotidiano da escola: aulão com QR Code
Alunos da 1ª série do Ensino Médio começaram nesta terça-feira (02) a maratona de aulões programados pela coordenação, com o objetivo dinamizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, além de inserir os estudantes nas tendências pedagógicas escolares voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. O auditório João Paulo II é o local onde acontecem os aulões durante esta terça e quarta-feiras.
Embora o resultado do Enem seja válido somente após a conclusão da 3ª série do Ensino Médio, no Salesiano Recife, essa maratona começa bem antes, com os estudantes que se encontram no último ano de transição entre o Fundamental e o Médio. Sendo assim, do 9° ano do Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, os alunos são testados frequentemente com aulões e outras atividades voltadas para os grandes desafios na carreira estudantil.
Sendo assim, disciplinas como História, Ciências, Matemática, Inglês, Geografia, Português, Filosofia, Sociologia, Física e Química estão na programação dos aulões, acompanhados de exercícios de revisão, dicas de estudo e de relaxamento, além de atividades que trabalham a concentração dos jovens feras.
QR Code
Algo novo foi introduzido durante o aulão. A professora de Língua Portuguesa, Lícia Souza, usou QR Code para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos sobre os assuntos abordados. Ela, com a colaboração da coordenadora de Tecnologia Educacional, Joselma Maria, criou QR Code com perguntas, palavras de origem diversas e conteúdos informativos, que só poderiam ser descobertos com o uso de aplicativos com leitores de códigos de barras bidimensionais presentes nos diposítivos digitais dos estudantes (celulares, tablete, smartphones e outros). Para tanto, Lícia recebeu rápidas instruções de Joselma, aprendendo o essencial para aplicar o QR code. Durante o aulão, cada descoberta era recompensada com pequenos brindes. Resulado: Foi um sucesso.
Comentários
Postar um comentário