Semana da Pátria em nossas obras

De 01 a 05 de setembro, muitas escolas e obras sociais comemoraram a "Semana da Pátria" como atividade pedagógica que valoriza o civismo e a diversidade cultural de nosso país.

Vejamos alguns relatos.

Aracaju

De 1 a 5 de setembro o Salesiano Aracaju realizou, junto aos seus alunos, uma série de atividades didáticas alusivas à Semana da Pátria.
Atendendo à especificidade de cada segmento, a equipe do SOE - Serviço de Orientação Educacional, formada pela psicóloga Tainara Andrade e a orientadora Roseane Couto conduziram, junto às Coordenações, um trabalho de formação que envolvia civismo, disciplina, patriotismo e respeito à diversidade do nosso país.
Durante a semana, os alunos da Educação Infantil desenvolveram atividades cujo foco foi o civismo.
Os alunos do Ensino Fundamental I e II, além da participação no Hasteamento da Bandeira, também participaram de atividades conduzidas pelo SOE, e puderam prestigiar a palestra ministrada pelo Tenente Lucas Fernandes, do 28º BC sobre Civismo e Símbolos Nacionais.
Fechando a semana, a Educação Infantil teve uma introdução ao civismo e cantaram o Hino Nacional, logo após fez um desfile pelas dependências da escola  puderam mostrar tudo o que aprenderam.



Salvador

Os estudantes do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) comemoram na sexta-feira, dia 05, antecipadamente, o Dia da Independência do Brasil, que é celebrado em todo o país no dia 07 de setembro. Os alunos da educação infantil e os estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental 1 fizeram um desfile, às 10h30mim, no pátio interno, vestidos com indumentárias de papel com as cores da bandeira nacional. Os alunos do 2º ao 5º anos do entoaram, ainda, canções de amor à pátria com acompanhamento musical, ostentando cartazes com dizeres positivos sobre o futuro do Brasil.

Já os estudantes do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) foram convidados a colocarem a mão no peito para entoar o hino nacional. É uma forma cívica de homenagem a independência do Brasil durante o hasteamento da bandeira nacional, sempre às 08h em uma das quadras da escola. Durante toda semana (1º a 05 de setembro), cada turma teve um dia de honrar a os símbolos pátrios. Na ocasião, as crianças de 2 anos até 10 anos, também, usaram ornamentos verde e amarelo, como chapéus e distintivos, como uma forma de incentivo em honrar nossa pátria.
Gilgiola Sena

Carpina


Iniciamos a primeira semana de setembro  na Ação Paroquial de Assistencia (Unidade de Assistência Social Salesiana) com bastante entusiasmo e muita alegria, pois além de ser o mês da bíblia, celebramos também a semana da Pátria. Durante toda a semana nos nossos bons dias e boas tardes partilhamos sobre um tema específic, dentro daquilo que a semana nos proporcionava como: Temas da Bíblia, o Brasil, Pernambuco e a própria cidade na qual habitamos, Carpina, que completará  86 anos de emancipação política no próximo dia 11/09. Foi uma semana de muito aprendizado religioso e civil. Na sexta-feira, dia 05,  realizamos a “gincana da Pátria”, onde nossos educandos colocaram em prática tudo aquilo que aprenderam e vivenciaram durante toda a semana. 
Cezar Santana





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0