RECIFE: Isabel Parolin debate aprendizagem na Era Digital na Escola de Pais

           
Imediatistas! – Quem nunca ouviu dizer que a nova geração não espera, consome um número de informação que ultrapassa a capacidade dos adultos, contudo, não se aprofunda nos conteúdos, o que dificulta o aprendizado do conteúdo formal das escolas. Dentro desse contexto, as famílias e novos professores sentem a dificuldade de se adaptar a essa nova realidade da aprendizagem, para tentar compreender os cérebros que nasceram na Era Digital o Salesiano Recife promoveu uma edição especial da Escola de Pais com palestra da psicopedagoga clínica e pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Isabel Parolin, no Teatro Boa Vista, e presença dos pais e dos alunos de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Salesiana.
Durante as palavras da professora, os pais que estiveram na plateia se mostraram curiosos ao reconhecer os próprios filhos nos perfis relatados. De acordo com Isabel, as novas gerações dominam as tecnologias, mas apresentam dificuldades em entenderem lógicas complexas, principalmente nas esferas sociais. E essa falta afeta o reconhecimento amplo do pensamento complexo humano, onde se percebe que os outros também são vários mundos que devem ser respeitados e compreendidos. 
A professora usa da compreensão da falta supracitada para deixar claro aos pais e futuros professores, que os problemas da nova geração (bullying, cyberbullying, superexposição nas redes sociais etc) não são culpa das novas tecnologias, pois essas funcionam apenas como um amplificador do que o cérebro humano pensa e não reflete, pois elas são apenas ferramentas. Ou seja, os efeitos das novas tecnologias são determinados pelo uso que o usuário faz delas. Logo, para que seja feito o bom uso, é necessário que o jovem tenha o discernimento do certo e do errado dentro do próprio contexto social e noção de humanidade, sabendo que outras pessoas (outros vidas) serão afetadas pelo conteúdo que ele dissemina (com toda amplificação permitida pelas novas tecnologias).

Guiando a palestra para o lado educacional, Isabel Parolin, enfatiza que os país e responsáveis  devem educar os jovens para algo que vai além das possibilidades da escola. Aprender limites, reconhecer valores humanos, perceber momentos alheios e respeitá-los fazem parte da educação que é construída em família. A forma como o jovem recebe essa educação determina o uso que ele fará das tecnologias, seja ela para relacionamentos sociais, pesquisas ou aprendizado.

Por: Elton Assis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0