RECIFE: Isabel Parolin debate aprendizagem na Era Digital na Escola de Pais
Durante as palavras da
professora, os pais que estiveram na plateia se mostraram curiosos ao reconhecer
os próprios filhos nos perfis relatados. De acordo com Isabel, as novas
gerações dominam as tecnologias, mas apresentam dificuldades em entenderem
lógicas complexas, principalmente nas esferas sociais. E essa falta afeta o
reconhecimento amplo do pensamento complexo humano, onde se percebe que os
outros também são vários mundos que devem ser respeitados e compreendidos.
A professora usa da
compreensão da falta supracitada para deixar claro aos pais e futuros
professores, que os problemas da nova geração (bullying, cyberbullying,
superexposição nas redes sociais etc) não são culpa das novas tecnologias, pois
essas funcionam apenas como um amplificador do que o cérebro humano pensa e não
reflete, pois elas são apenas ferramentas. Ou seja, os efeitos das novas
tecnologias são determinados pelo uso que o usuário faz delas. Logo, para que
seja feito o bom uso, é necessário que o jovem tenha o discernimento do certo e
do errado dentro do próprio contexto social e noção de humanidade, sabendo que
outras pessoas (outros vidas) serão afetadas pelo conteúdo que ele dissemina
(com toda amplificação permitida pelas novas tecnologias).
Guiando a palestra para o lado
educacional, Isabel Parolin, enfatiza que os país e responsáveis devem
educar os jovens para algo que vai além das possibilidades da escola. Aprender
limites, reconhecer valores humanos, perceber momentos alheios e respeitá-los
fazem parte da educação que é construída em família. A forma como o jovem
recebe essa educação determina o uso que ele fará das tecnologias, seja ela
para relacionamentos sociais, pesquisas ou aprendizado.
Por: Elton Assis
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