NATAL // Projeto sócio-educativo é sucesso nas turmas dos 9ºs anos


Com alegria, praticar a cidadania e fazer o outro cidadão. Embasados pela pedagogia salesiana de Dom Bosco, os alunos dos 9ºs anos do Fundamental II do colégio Salesiano São José participaram do projeto “Olhar o outro com alegria”. Orientados pelos professores das disciplinas de matemática, história e ensino religioso, os jovens realizaram ao longo deste ano diversas atividades sócio-educativas.

O objetivo geral é fazer com que os alunos tomem consciência de sua importância na sociedade em que estão inseridos para formar um mundo cidadão. Dentro dessa perspectiva, além de outras singularidades, foram trabalhados aspectos como: comportamento dos jovens diante de diferentes realidades, desenvolvimento da habilidade de interação com grupos sociais distintos, estímulo à doação e despertar a solidariedade e a cidadania na comunidade educativa.

Programado para ser realizado durante o ano de 2014, o projeto foi dividido em etapas que contemplaram preparação dos jovens com o setor de psicologia do colégio, campanha de arrecadação de donativos, oficina para limpeza de brinquedos doados, visitas presenciais que foram feitas em instituições carentes e redação de relatórios sobre o projeto. Em grupos, os alunos embasaram seus estudos para uma instituição específica.


A culminância de “Olhar o outro com alegria” aconteceu na Obra Social Salesiana – Centro Educacional Dom Bosco, em Gramoré – com duas tardes de muitas atividades, entrega de donativos arrecadados pelos estudantes e a satisfação de dever cumprido confirmada pelo depoimento da aluna Beatriz Soares: “Ver o sorriso de uma criança no rosto por causa de um simples abraço, uma brincadeira, é tudo muito gratificante! A sensação que tive na melhor tarde da minha vida, não consigo descrever em palavras! Foi uma tarde que além de ser o ‘exemplo’ para eles, aprendi bastante. E levarei todo meu aprendizado durante minha vida e tive a certeza que na vida não precisamos ter tudo para ser feliz.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0