Natal // Alunos desenvolvem games educativos em proposta interdisciplinar


Criar, jogar e aprender. É assim que os alunos dos 8ºs anos do Salesiano São José estão estudando a disciplina de ciências. Estimulados pelo tema da campanha da fraternidade deste ano – tráfico humano – os estudantes estão desenvolvendo games educativos que abordam essa temática a partir da linguagem de programação do Game Maker.

A proposta surgiu com a adoção para estudo do livro “Viver Perigosamente” (Editora Microkids Tecnologia) que tem dentre seus objetivos mobilizar a comunidade escolar através da construção de games sobre assuntos problemáticos da sociedade como drogas e bullying, por exemplo. “O game está no dia a dia dos nossos alunos. E porque não, eles criarem seus próprios games? Lançamos esse desafio, pois vimos nesta proposta uma ferramenta útil para fugir da monotonia da sala de aula, além de utilizar o lúdico para a perspectiva educativa. Empregamos a linguagem de programação como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a construção do jogo em si, destacando sua relevância científica e social”, pontua o professor Emerson de Oliveira, um dos orientadores deste projeto.

Para criar os games educativos, os estudantes precisam inicialmente estudar sobre a temática que será trabalhada, consequentemente expandindo seu aprendizado.  “Sabemos que as crianças são muito atraídas pela tecnologia e pelos jogos, e ter a oportunidade de desenvolver a disciplina com essa ferramenta dentro da escola é muito produtivo”, explica Neide Medeiros, coordenadora do laboratório de informática.

Animados com o projeto, cinco duplas de alunos do São José foram além e estão participando nacionalmente do Concurso de Criação de Games, da Microkids, que premiará educando, orientador e escola que desenvolverem o melhor game dentro das especificações solicitadas. O resultado final será divulgado dia nove de outubro.

Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos conseguem desenvolver capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado em hipóteses e deduções, enfrentar situações problemas e socializar as decisões.

“O aprendizado deve ter como foco uma perspectiva cidadã no intuito de construir um mundo mais justo e igualitário, pois os jovens de hoje serão o futuro do nosso país. Eles precisam aprender esses conteúdos sociais para encarar e buscar soluções em situações desafiadoras impostas pelo nosso cotidiano”, finaliza o professor Emerson de Oliveira.


O Salesiano São José antecipa-se ao utilizar a criação de games no dia a dia escolar, já que isso faz parte do ensino da linguagem de códigos, que tem sido destaque em todo o mundo. A metodologia facilita o processo educacional da geração digital que chega às salas de aula. Estudos comprovam os avanços no raciocínio lógico de estudantes que têm acesso a linguagem de programação.

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