Natal // Alunos desenvolvem games educativos em proposta interdisciplinar
Criar, jogar e aprender. É assim
que os alunos dos 8ºs anos do Salesiano São José estão estudando a disciplina
de ciências. Estimulados pelo tema da campanha da fraternidade deste ano – tráfico
humano – os estudantes estão desenvolvendo games educativos que abordam essa
temática a partir da linguagem de programação do Game Maker.
A proposta surgiu com a adoção para estudo do livro “Viver Perigosamente”
(Editora Microkids Tecnologia) que tem dentre seus objetivos mobilizar a comunidade
escolar através da construção de games sobre assuntos problemáticos da
sociedade como drogas e bullying, por exemplo. “O game está no dia a dia dos
nossos alunos. E porque não, eles criarem seus próprios games? Lançamos esse
desafio, pois vimos nesta proposta uma ferramenta útil para fugir da monotonia
da sala de aula, além de utilizar o lúdico para a perspectiva educativa. Empregamos
a linguagem de programação como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem,
desenvolvendo a construção do jogo em si, destacando sua relevância científica
e social”, pontua o professor Emerson de Oliveira, um dos orientadores deste
projeto.
Para criar os games educativos, os estudantes precisam inicialmente estudar
sobre a temática que será trabalhada, consequentemente expandindo seu
aprendizado. “Sabemos que as crianças são muito atraídas pela tecnologia e pelos
jogos, e ter a oportunidade de desenvolver a disciplina com essa ferramenta
dentro da escola é muito produtivo”, explica Neide Medeiros, coordenadora do
laboratório de informática.
Animados com o projeto, cinco duplas de
alunos do São José foram além e estão participando nacionalmente do Concurso de
Criação de Games, da Microkids, que premiará educando, orientador e escola que
desenvolverem o melhor game dentro das especificações solicitadas. O resultado
final será divulgado dia nove de outubro.
Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos conseguem
desenvolver capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar
ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios
estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados
dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado
em hipóteses e deduções, enfrentar situações problemas e socializar as
decisões.
“O aprendizado deve ter como foco uma perspectiva cidadã no intuito de
construir um mundo mais justo e igualitário, pois os jovens de hoje serão o
futuro do nosso país. Eles precisam aprender esses conteúdos sociais para encarar
e buscar soluções em situações desafiadoras impostas pelo nosso cotidiano”,
finaliza o professor Emerson de Oliveira.
O Salesiano São José antecipa-se ao utilizar
a criação de games no dia a dia escolar, já que isso faz parte do ensino da
linguagem de códigos, que tem sido destaque em todo o mundo. A metodologia facilita
o processo educacional da geração digital que chega às salas de aula. Estudos
comprovam os avanços no raciocínio lógico de estudantes que têm acesso a
linguagem de programação.
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