PARNAMIRIM // Alunos da 1ª série observam micro-organismos em laboratório

A aula prática no laboratório promove mais do que a visualização dos conceitos discutidos em sala de aula. Ela estimula a curiosidade, a experimentação, proporciona descobertas e aproxima a ciência do universo do aluno. Para aprofundar o conteúdo ministrado em sala, os alunos da 1ª série do ensino médio tiveram uma série de aulas práticas de biologia. Sob a orientação da professora Andréa Lima, eles observaram a estrutura de protozoários, bactérias e fungos por meio do microscópio.

A aula sobre bactérias incluiu a observação da contaminação em um meio de cultura caseiro, feito com gelatina sem sabor e caldo de uso culinário. Os alunos tiveram a oportunidade de comparar o meio de cultura antes e depois da contaminação. Depois, foi observada uma amostra de água retirada de um poço de petróleo. Na ocasião, os alunos puderam visualizar a estrutura de diversos micro-organismos, como algas e protozoários que são encontrados comumente neste meio.

Dando continuidade às aulas, as turmas também visualizaram a estrutura dos fungos multi e unicelulares, utilizando amostras de fermento biológico e pão mofado.  Elas observaram o processo de fermentação e a diferença entre os dois tipos de micro-organismos.

Para a professora Andrea Lima, as aulas práticas no laboratório são importantes para fazer com que o aluno consiga compreender melhor o conteúdo. “Quando trabalhado apenas em sala de aula, o conhecimento se torna muito abstrato, pois é visto apenas através de fotos. Quando eles vêm para o laboratório, realmente acreditam no que está sendo dito”, explica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0