SALVADOR: Salesiano Dom Bosco inaugura trilha ecológica

O Salesiano Dom Bosco (Paralela) inaugurou, no dia 12 setembro, a Trilha Ecológica “Dom Bosco” em uma área de Mata Atlântica existente dentro do colégio. O equipamento será utilizado para realização de aulas práticas de educação ambiental ministrada interdisciplinarmente na educação infantil e nos ensinos Fundamental e Médio. A cerimônia de abertura contou com as presenças do diretor geral do colégio, Padre Eliano Queiroz, do representante do secretaria de Cidade Sustentável da Prefeitura Municipal de Salvador, Guarda Municipal, além de: alunos, professores e funcionários, ecólogos e apreciadores ambientais.

Trilha Ecológica “Dom Bosco”. O local foi aberto no meio de uma área de 2 mil metros quadrados de área verde preservada e sinalizada com placas com informações sobre as espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, sendo a locomoção pela mesma facilitada por escadas e pontes de madeira e cordas de apoio. Alí, será objeto de estudo dos estudantes da escola orientados por uma equipe multidisciplinar de professores, especialmente, nas aulas de educação ambiental.
O espaço conta com quatro estações, sendo uma geográfica e outra biológica, e mais uma central e outra de gerenciamento. A trilha é um verdadeiro “laboratório” na natureza para constatação de temas abordados na “Sala Verde”. Disponibilização de mudas de plantas, compostagem e trabalho de identificação de espécies vegetais e animais, além da instalação de um pluviômetro destinado para a verificação do controle do excesso de água da chuva no solo são alguns dos recursos e atividades disponíveis.

Educação Ambiental. O trabalho é desenvolvido no colégio com o compromisso de estimular a consciência crítica dos estudantes em prol do desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa acontece durante todo ano letivo com atividades, como a compostagem, na qual os alunos aprendem na prática a produzir adubo orgânico a partir de cascas de frutas colhidas na área verde do colégio e descartes e restos de alimentos dos próprios. O ensino sobre materiais recicláveis tem a culminância na Semana do Meio Ambiente com a exposição de objetos (poltronas, luminárias, mesas confeccionadas pelos estudantes com apoio dos professores e da equipe de marcenaria, com a utilização da técnica papietagem (forro com papel)).

O coordenador do Departamento de Educação Ambiental (DAE), Milton Nascimento, destaca que a iniciativa do colégio une-se à ideia de um aprendizado pautado por uma consciência ambiental como exercício da cidadania. Dentro do projeto de educação ambiental e sustentabilidade do Salesiano Dom Bosco (Paralela), a Trilha Ecológica é mais uma etapa. Desde o ano de 2010, ações de educação e reestruturação são desenvolvidas com passos programados até o ano de 2016, quando a instituição pretende se tornar o primeiro colégio da Bahia a ter a Certificação Ambiental.

Por: Gigliola Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0