Dom Bosco de Salvador: Visita do Inspetor, Africanidade, Pastoral in Concert e muito mais...

Padre Inspetor faz visita de animação ao Salesiano Dom Bosco
 O Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu na última sexta-feira, 06 de maio, a visita de animação do Inspetor  salesiano no Nordeste, P. Diego Vanzetta, que se encontrou com a direção da instituição, professores, corpo técnico e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Demonstrando alegria pelo ambiente do colégio, pelo encontro com os estudantes e a conversa com corpo técnico sobre grandes temas da educação, o padre Inspetor destacou a necessidade de ampliar aspectos participativos na educação com eleição democrática de representantes de turmas e a participação de dois representantes dos estudantes na Comunidade Educativo-Pastoral (CEP).
O Padre Diego, em sua conversa com os estudantes do 3° ano, incentivou os jovens a buscarem o cultivo da liderança na escola, tornando-a mais presente nas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem, além da compreensão de educação por meio de participação efetiva na CEP. Nesse sentido, recomendou o diálogo dos representantes com os estudantes de suas respectivas turmas, entre representantes e destes com os demais integrantes da comunidade local. O Inspetor destacou os aspectos participativos de uma obra salesiana na CEP, composta por salesianos, parte do corpo técnico e representantes dos professores e estudantes. “O conselho deve trabalhar os aspectos da educação informal, pois a educação formal se realiza nas diferentes disciplinas e a informal está relacionada com o saber viver e ser, saber se relacionar com as pessoas e a qualidade de vida de cada um e da relação com os outros, que deve ser muito enfatizada num colégio como esse que não visa somente preparar para o vestibular. O colégio visa preparar pessoas inteligentes e conhecedoras de assuntos, mas também criar cidadãos de alta responsabilidade cívica e cristãos profundamente avançados nos aspectos da fé pela proximidade do Evangelho e do Reino de Deus”, disse.

Colégio celebra africanidade
Alunos expressaram por meio do canto, dança e blogs a herança africana no Brasil e especialmente na Bahia. O auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi palco nesta terça-feira, 10 de maio, do lançamento do projeto “Africanidade” com apresentações de dança e canto dos alunos das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Na ocasião foram lançados os blogs temáticos produzidos pelos estudantes, após realização de web gincana, contendo informações sobre as seguintes entidades culturais afrobaianas: Ilê Ayê; Olodum; Muzenza; Cortejo Afro; Filhos de Gandhi; Araketu e Mele de Balê. O ensino da cultura e história africana e afro-brasileira, que é estabelecida por Lei Federal 10.639/03, foi implementado por meio da interdisciplinariedade e tem outras atividades relacionadas programadas durante todo ano letivo.

Bons dias e homenagens à Nossa Senhora Auxiliadora
Os bons dias, a partir do mês de maio do ano corrente, estão acontecendo de maneira intensa em todos os setores do Colégio Dom Bosco. Os mesmos estão sendo realizados de duas formas: diariamente, em todas as salas de aulas e com os professores das primeiras aulas; diariamente, na capela do colégio, com a presença de uma ou duas turmas, com a animação de educadores, do diretor e do serviço de pastoral. Para subsidiar os bons dias, elaboramos material explicando a origem e o sentido dos bons-dias, a metodologia e indicação de reflexões para cada dia. Além dos bons dias, estamos realizando homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora, animando as visitas ao altar de Nossa Senhora, por turmas, e a visita desta às salas de aula. A escola encontra-se, também, decorada com cartazes  sobre Nossa Senhora Auxiliadora, confeccionados por estudantes e educadores. Estas ações visam estimular cada vez mais a espiritualidade de nossas crianças, adolescentes e jovens. 

Pastoral in Concert destaca habilidades musicais de alunos do Salesiano Dom Bosco 
No dia 9 de maio, estudantes do ensino fundamental II e o Ensino Médio do Colégio Dom Bosco abriram a programação do Pastoral In Concert, projeto iniciado em 2010, criado para favorecer a apresentação musical de estudantes, a animação semanal dos intervalos e a divulgação de mensagens educativo-pastorais aos adolescentes e jovens do colégio. A retomada da atividade ficou sob a responsabilidade do grupo "Memorise", banda que apresenta músicas de autoria própria, no estilo rock, versando sobre temas de interesse da juventude e contemporâneos. A previsão é que esta atividade aconteça semanalmente, em dias de sexta-feira. 

Alunos do Salesiao Dom Bosco participam do Circuito  CVC de Natação em Salvado
 No dia 07 de maio foi realizada a 1ª etapa do Campeonato de natação CVC, que contou com a participação de várias escolas de Salvador, inclusive o Colégio Salesiano Dom Bosco. A equipe de nossa escola, representada na ocasião por 27 alunos, competiu, buscando os melhores resultados possíveis e, juntamente com o Colégio Salesiano do Salvador, consagrou-se campeã geral por escolas. Devido ao grande sucesso da 3ª Copa Dom Bosco de Natação, realizada no dia 30 de abril, os alunos se sentiram ainda mais motivados para a competição. A primeira etapa do circuito CVC aconteceu no CEPE, em Stella Mares. A 2ª etapa do CVC já tem data marcada: será no dia 06 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco!


Funcionários do Salesiano Dom Bosco têm aula de qualidade total
Na última sexta-feira, 06 de maio, foi realizada mais uma atividade do Programa de Qualidade Total do Colégio Salesiano Dom Bosco, reunindo cerca de 30 funcionários da instituição. O trabalho de cunho lúdico-educacional foi ministrado pelo coordenador de Educação Ambiental professor Milton Santos, com o objetivo de demonstrar a importância do planejamento estratégico na busca pela qualidade total no ambiente escolar. “Qualidade total é a filosofia que coloca a qualidade como ponto central dos serviços/atividades da organização, disseminando-a entre todos os funcionários”, destacou Milton Santos.


Clube de Leitura
No dia 05 de maio, o 6º ano realizou culminância do projeto Clube de Leitura. Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e trabalhar com os diferentes gêneros textuais, a professora Patricia Filardi trabalhou em sala desenvolvendo capacidades leitoras e ampliando o letramento dos estudantes, de forma mais descontraída e atrativa. Cada turma criou um blog e escolheu obras literárias a serem discutidas e apresentadas para os colegas da sala. "Goosebumps", "O ladrão de raios" e "Marley e Eu" são alguns exemplos do que a gorotada trouxe para o clube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0