Dom Bosco de Salvador: Visita do Inspetor, Africanidade, Pastoral in Concert e muito mais...
Padre Inspetor faz visita de animação ao Salesiano Dom Bosco
O Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu na última sexta-feira, 06 de maio, a visita de animação do Inspetor salesiano no Nordeste, P. Diego Vanzetta, que se encontrou com a direção da instituição, professores, corpo técnico e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Demonstrando alegria pelo ambiente do colégio, pelo encontro com os estudantes e a conversa com corpo técnico sobre grandes temas da educação, o padre Inspetor destacou a necessidade de ampliar aspectos participativos na educação com eleição democrática de representantes de turmas e a participação de dois representantes dos estudantes na Comunidade Educativo-Pastoral (CEP).
O Padre Diego, em sua conversa com os estudantes do 3° ano, incentivou os jovens a buscarem o cultivo da liderança na escola, tornando-a mais presente nas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem, além da compreensão de educação por meio de participação efetiva na CEP. Nesse sentido, recomendou o diálogo dos representantes com os estudantes de suas respectivas turmas, entre representantes e destes com os demais integrantes da comunidade local. O Inspetor destacou os aspectos participativos de uma obra salesiana na CEP, composta por salesianos, parte do corpo técnico e representantes dos professores e estudantes. “O conselho deve trabalhar os aspectos da educação informal, pois a educação formal se realiza nas diferentes disciplinas e a informal está relacionada com o saber viver e ser, saber se relacionar com as pessoas e a qualidade de vida de cada um e da relação com os outros, que deve ser muito enfatizada num colégio como esse que não visa somente preparar para o vestibular. O colégio visa preparar pessoas inteligentes e conhecedoras de assuntos, mas também criar cidadãos de alta responsabilidade cívica e cristãos profundamente avançados nos aspectos da fé pela proximidade do Evangelho e do Reino de Deus”, disse.
Colégio celebra africanidade
Alunos expressaram por meio do canto, dança e blogs a herança africana no Brasil e especialmente na Bahia. O auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi palco nesta terça-feira, 10 de maio, do lançamento do projeto “Africanidade” com apresentações de dança e canto dos alunos das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Na ocasião foram lançados os blogs temáticos produzidos pelos estudantes, após realização de web gincana, contendo informações sobre as seguintes entidades culturais afrobaianas: Ilê Ayê; Olodum; Muzenza; Cortejo Afro; Filhos de Gandhi; Araketu e Mele de Balê. O ensino da cultura e história africana e afro-brasileira, que é estabelecida por Lei Federal 10.639/03, foi implementado por meio da interdisciplinariedade e tem outras atividades relacionadas programadas durante todo ano letivo.
Os bons dias, a partir do mês de maio do ano corrente, estão acontecendo de maneira intensa em todos os setores do Colégio Dom Bosco. Os mesmos estão sendo realizados de duas formas: diariamente, em todas as salas de aulas e com os professores das primeiras aulas; diariamente, na capela do colégio, com a presença de uma ou duas turmas, com a animação de educadores, do diretor e do serviço de pastoral. Para subsidiar os bons dias, elaboramos material explicando a origem e o sentido dos bons-dias, a metodologia e indicação de reflexões para cada dia. Além dos bons dias, estamos realizando homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora, animando as visitas ao altar de Nossa Senhora, por turmas, e a visita desta às salas de aula. A escola encontra-se, também, decorada com cartazes sobre Nossa Senhora Auxiliadora, confeccionados por estudantes e educadores. Estas ações visam estimular cada vez mais a espiritualidade de nossas crianças, adolescentes e jovens.
Pastoral in Concert destaca habilidades musicais de alunos do Salesiano Dom Bosco
No dia 9 de maio, estudantes do ensino fundamental II e o Ensino Médio do Colégio Dom Bosco abriram a programação do Pastoral In Concert, projeto iniciado em 2010, criado para favorecer a apresentação musical de estudantes, a animação semanal dos intervalos e a divulgação de mensagens educativo-pastorais aos adolescentes e jovens do colégio. A retomada da atividade ficou sob a responsabilidade do grupo "Memorise", banda que apresenta músicas de autoria própria, no estilo rock, versando sobre temas de interesse da juventude e contemporâneos. A previsão é que esta atividade aconteça semanalmente, em dias de sexta-feira.
Funcionários do Salesiano Dom Bosco têm aula de qualidade total
Clube de Leitura
Alunos do Salesiao Dom Bosco participam do Circuito CVC de Natação em Salvado
No dia 07 de maio foi realizada a 1ª etapa do Campeonato de natação CVC, que contou com a participação de várias escolas de Salvador, inclusive o Colégio Salesiano Dom Bosco. A equipe de nossa escola, representada na ocasião por 27 alunos, competiu, buscando os melhores resultados possíveis e, juntamente com o Colégio Salesiano do Salvador, consagrou-se campeã geral por escolas. Devido ao grande sucesso da 3ª Copa Dom Bosco de Natação, realizada no dia 30 de abril, os alunos se sentiram ainda mais motivados para a competição. A primeira etapa do circuito CVC aconteceu no CEPE, em Stella Mares. A 2ª etapa do CVC já tem data marcada: será no dia 06 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco!Funcionários do Salesiano Dom Bosco têm aula de qualidade total
Na última sexta-feira, 06 de maio, foi realizada mais uma atividade do Programa de Qualidade Total do Colégio Salesiano Dom Bosco, reunindo cerca de 30 funcionários da instituição. O trabalho de cunho lúdico-educacional foi ministrado pelo coordenador de Educação Ambiental professor Milton Santos, com o objetivo de demonstrar a importância do planejamento estratégico na busca pela qualidade total no ambiente escolar. “Qualidade total é a filosofia que coloca a qualidade como ponto central dos serviços/atividades da organização, disseminando-a entre todos os funcionários”, destacou Milton Santos.
Clube de Leitura
No dia 05 de maio, o 6º ano realizou culminância do projeto Clube de Leitura. Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e trabalhar com os diferentes gêneros textuais, a professora Patricia Filardi trabalhou em sala desenvolvendo capacidades leitoras e ampliando o letramento dos estudantes, de forma mais descontraída e atrativa. Cada turma criou um blog e escolheu obras literárias a serem discutidas e apresentadas para os colegas da sala. "Goosebumps", "O ladrão de raios" e "Marley e Eu" são alguns exemplos do que a gorotada trouxe para o clube.
Comentários
Postar um comentário