Parnamirim: Dia das mães e I Retiro da Crisma


CAMINHADA DO DIA DAS MÃES
Homenagear não é tarefa fácil. Quando as honras destinam-se às mães, mais desafiadora a empreitada.
Na terceira edição, a caminhada do dia das mães marca um esforço – literal! – de aproximar filhas, filhos e mães (embora pouca, a presença de alguns pais revelou cumplicidade e interesse).
A imagem da caminhada representa um desejo de estar junto. Cremos que esta é a mensagem pedagógica; o suor é o ingrediente do esforço; sejamos realistas: não há amor sem esforço; amor expõe-nos a riscos e sacrifícios; deu-se um significado tristonho ao sacrifício, nestes tempos de apologia ao prazer; o exercício perene do sacrifício de sermos pais e mães para edificação de seres humanos plenos, respeitosos; não é o sacrifício do tipo: “estude para recompensar o sacrifício dos pais”; mas é o tipicamente cristão, aquele em nome do amor, como Cristo fez por nós; amor não é sinônimo de facilidades, nem se encontra facilmente nas lojas do shopping.
Ficou a lição: caminhar juntos, no esforço de um amor maior,

Veja o depoimento de quem participou: “Nossa escola sempre se destacando em seus eventos, mais uma vez mostrou porque é salesiana. Em uma caminhada muito alegre e com muita música, as crianças se divertiram com suas mães e mostraram todo o seu amor por elas. Com a banda da escola animando a galera, todos cantaram suas músicas preferidas durante o caminho até a cidade dos bosques.” Leonardo Luna 1º ano C
Profa. Teresa Paula


1º Retiro da Crisma – 2011
 No sábado, dia 07 de maio do corrente ano, ocorreu o primeiro retiro dos alunos da crisma, na “Vivenda D. Bosco”. Um momento ímpar na vida dos jovens que fizeram a opção de dizer sim a Igreja.
Esse ano o tema central foi “O crismando e o seu compromisso com Jesus Cristo!”. Após a chegada em Cotovelo, os crismando começaram o seu dia com o momento de animação e dinâmicas de entrosamento. Depois desse momento, os alunos foram convidados para um momento oracional mais introspectivo. Logo após, seguiu-se a palestra com o professor José Roberto, mostrando a necessidade do testemunho do crismando enquanto batizado e sua força na Igreja e a necessidade de transformar a realidade na qual estão inseridos. Logo após esse momento, eles assistiram ao filme em que retratava os momentos em que Jesus foi para o deserto. Com essa motivação, os crismandos foram convidados para um deserto pessoal, escrevendo uma carta direcionada a eles mesmos, onde tiveram a oportunidade de refletirem a caminhada na Igreja, na família e no colégio. Em seguida os alunos partilharam de maneira espontânea, como foi o momento.
Logo após o almoço e um breve momento de lazer, eles retomaram as atividades com a palestra proferida pelo professor de música, Eduardo Teixeira, abordando o tema “crismando, testemunho vivo de Cristo”, onde pode dar o seu próprio testemunho de caminhada na Igreja. O momento de encerramento se deu com muita emoção, onde eles consagraram a caminhada e o trabalho na Igreja, ungindo com óleo as mãos e os pés das duplas escolhidas por eles mesmos e tendo como fim a oração do Pai Nosso iluminado por velas acesas no círio. Como momento de envio, o Pe. Paulo deu a benção final, realizando uma breve recapitulação do encontro. Assim se deu o primeiro retiro da crisma, como parte da preparação para estes jovens que estão sedentos de Deus em suas vidas!

Prof. José Roberto de Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0