Parnamirim: Dia das mães e I Retiro da Crisma
CAMINHADA DO DIA DAS MÃES
Homenagear não é tarefa fácil. Quando as honras destinam-se às mães, mais desafiadora a empreitada.
Na terceira edição, a caminhada do dia das mães marca um esforço – literal! – de aproximar filhas, filhos e mães (embora pouca, a presença de alguns pais revelou cumplicidade e interesse).
A imagem da caminhada representa um desejo de estar junto. Cremos que esta é a mensagem pedagógica; o suor é o ingrediente do esforço; sejamos realistas: não há amor sem esforço; amor expõe-nos a riscos e sacrifícios; deu-se um significado tristonho ao sacrifício, nestes tempos de apologia ao prazer; o exercício perene do sacrifício de sermos pais e mães para edificação de seres humanos plenos, respeitosos; não é o sacrifício do tipo: “estude para recompensar o sacrifício dos pais”; mas é o tipicamente cristão, aquele em nome do amor, como Cristo fez por nós; amor não é sinônimo de facilidades, nem se encontra facilmente nas lojas do shopping.
Ficou a lição: caminhar juntos, no esforço de um amor maior,
Veja o depoimento de quem participou: “Nossa escola sempre se destacando em seus eventos, mais uma vez mostrou porque é salesiana. Em uma caminhada muito alegre e com muita música, as crianças se divertiram com suas mães e mostraram todo o seu amor por elas. Com a banda da escola animando a galera, todos cantaram suas músicas preferidas durante o caminho até a cidade dos bosques.” Leonardo Luna 1º ano C
Profa. Teresa Paula
1º Retiro da Crisma – 2011
No sábado, dia 07 de maio do corrente ano, ocorreu o primeiro retiro dos alunos da crisma, na “Vivenda D. Bosco”. Um momento ímpar na vida dos jovens que fizeram a opção de dizer sim a Igreja.
Esse ano o tema central foi “O crismando e o seu compromisso com Jesus Cristo!”. Após a chegada em Cotovelo, os crismando começaram o seu dia com o momento de animação e dinâmicas de entrosamento. Depois desse momento, os alunos foram convidados para um momento oracional mais introspectivo. Logo após, seguiu-se a palestra com o professor José Roberto, mostrando a necessidade do testemunho do crismando enquanto batizado e sua força na Igreja e a necessidade de transformar a realidade na qual estão inseridos. Logo após esse momento, eles assistiram ao filme em que retratava os momentos em que Jesus foi para o deserto. Com essa motivação, os crismandos foram convidados para um deserto pessoal, escrevendo uma carta direcionada a eles mesmos, onde tiveram a oportunidade de refletirem a caminhada na Igreja, na família e no colégio. Em seguida os alunos partilharam de maneira espontânea, como foi o momento.
Logo após o almoço e um breve momento de lazer, eles retomaram as atividades com a palestra proferida pelo professor de música, Eduardo Teixeira, abordando o tema “crismando, testemunho vivo de Cristo”, onde pode dar o seu próprio testemunho de caminhada na Igreja. O momento de encerramento se deu com muita emoção, onde eles consagraram a caminhada e o trabalho na Igreja, ungindo com óleo as mãos e os pés das duplas escolhidas por eles mesmos e tendo como fim a oração do Pai Nosso iluminado por velas acesas no círio. Como momento de envio, o Pe. Paulo deu a benção final, realizando uma breve recapitulação do encontro. Assim se deu o primeiro retiro da crisma, como parte da preparação para estes jovens que estão sedentos de Deus em suas vidas!
Prof. José Roberto de Vasconcelos
Comentários
Postar um comentário