Dom Bosco de Salvador: OBF, Festividades e participações em eventos

Salesiano Dom Bosco aplica prova da Olimpíada Brasileira de Física
Foi realizada, no último sábado, 21/05, no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) reunindo 60 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da instituição. Segundo o professor Hélio Miranda, a OBF tem como objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do ensino médio; identificar estudantes talentosos em Física para prepará-los para as olimpíadas internacionais, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Os alunos que forem selecionados nessa prova inicial participarão da 2ª etapa, que acontecerá no dia 13 de agosto.

Celebração à Nossa Senhora Auxiliadora e às mães agita Salesiano
Foi em clima de muita emoção e confraternização que foi realizada, na última terça-feira, 24/05, no colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) a festa em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora e às mães.  A celebração eucarística, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Gregório, lotou o auditório da instituição com estudantes e suas mães. A comunidade escolar teve diversas opções para comemorar a data com a apresentação de dança e coreografia dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no ginásio Nossa Senhora Auxiliadora e a realização de torneios esportivos entre estudantes, funcionários, professores e ex-alunos no mesmo espaço e no ginásio Dom Bosco e na quadra de society, além do baile de confraternização animado por dj que aconteceu numa das cantina do colégio. O Bispo auxiliar enalteceu a relação do patrono salesiano com Nossa Senhora Auxiliadora; “Essa homenagem representa o coração da vida salesiana, afinal de contas, ela nasce de uma devoção e de uma aparição de Nossa Senhora Auxiliadora a São João Bosco. Então, hoje, celebrar Nossa Senhora Auxiliadora é celebrar justamente esse grande mistério de fé e de alegria criado por São João Bosco para que todos os alunos e todas pessoas que freqüentam a vida salesiana possam também gozar daquilo que ele gozou durante toda sua vida: uma total disposição para seguir a Deus servindo assim ao Senhor para que assim possamos melhor servir ao mundo”, disse.Padre Raimundo Nonato, diretor do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), destacou que a maternidade vai muito além de próprio ato biológico e sociológico de ser mãe. “Existem coisas essenciais que são da natureza da maternidade e da família e permanecem fortes e importantes para que se possa ter uma sociedade sadia principalmente no sentido afetivo, da experiência de viver o amor entre pessoas, na família e na sociedade. Isso é fundamental porque na educação salesiana pensamos a questão da afetividade, da afeição e da ternura, que compõem nosso método educativo juntamente com a questão da formação da fé e da razão”, salientou. O frade João Teixeira, diácono da paróquia Divino Espírito Santo de Vila de Abrantes, que também participou da cerimônia, destacou que celebrar Nossa Senhora é sempre importante por ela ser modelo para os cristãos. “A mulher que entendeu e aceitou a palavra de Deus e propiciou ao mundo o conhecimento da face verdadeira de Deus. Esse é momento oportuno de fazer homenagem às mães que estão aí mostrando essa parceria com Deus de gerar vidas para o mundo. Então, é importante chamar a atenção dessas mulheres que possuem esse dom da maternidade de, à luz do exemplo de Maria, promover uma geração mais pacífica, mais harmoniosa, voltada os valores do Reino de Deus”, frisou. 

Participação em eventos RSE
Educadores de Ensino Religioso e da Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco participaram, no último dia 21, do Encontro sobre Ensino Religioso e Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. O evento tem como objetivo o aprofundamento da ideia de “Pastoral em Rede” para gerar uma melhor compreensão da relevância da Pastoral na educação salesiana, tendo o referido conceito como um fundamento para pensamento e ações pastorais no colégio. Um grupo de estudantes do Dom Bosco participou do "Encontrão Jovem" realizado no Liceu do Salvador. Nesse encontro, os estudantes refletiram sobre o projeto de Deus para suas vidas e sonhos que devem ser traçados visando a realização plena de nossa vocação. Na avaliação desses jovens, o evento representou um encontro significativo com Deus e uma oportunidade para cultivar novas amizades.

 Eleições dos representantes de turma
No último dia 20, os alunos das três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) participaram da eleição dos representantes das suas turmas. A iniciativa representa um estímulo à participação na vida do colégio desses estudantes, que estão se preparando para ingressar em 2012 no Ensino Fundamental II. A eleição foi viabilizada através da utilização de urna eletrônica "virtual", que simula a urna eletronica eleitoral brasileira e possibilitou aos estudantes votar no seu candidato preferido  e saber em poucos minutos do resultado. Esta iniciativa é uma oportunidade de formação de verdadeiras lideranças na escola e na comunidade, e um exercício de cidadania.

Francisco Sales, Itana Gomes e Claudio Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0