I Vigília Jovem no Dom Bosco-Parnamirim


Sábado, 30 de abril: mais de 190 jovens compareceram à escola para participar da Primeira Vigília Jovem, cujo tema era Jovem, o que procuras? Vinde e vede!. Os professores José Roberto e Kenilson, ao som da banda da escola, fizeram a animação inicial. Logo em seguida, os alunos foram encaminhados para a capela, onde participaram da missa presidida por Pe. Paulo Henrique. Tudo transcorreu num clima de atenção, participação e disciplina.
Após a celebração, os participantes foram divididos em nove grupos, sob a coordenação dos monitores. Incumbidos de ler o texto Você diante de si mesmo, cada um pôde partilhar a compreensão da mensagem. Em seguida, a construção de um barquinho de papel serviu de metáfora representativa da caminhada dos jovens no “mar” da vida. Seguiu-se o lanche; a retomada para o auditório e a escuta do testemunho de dois representantes da Canção Nova, Marcelo e Daniel, que reforçaram a necessidade de o jovem se colocar à disposição do Cristo; abertos, portanto, ao chamado de Deus, notadamente neste mundo pós-moderno cheio de sinais de morte para a juventude.
Ao final, ocorreu a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Pe. Paulo.
No transcurso de mais de uma hora, era de se admirar o silêncio e a adoração a Jesus no ostensório. Durante a procissão, os jovens se aproximaram do Santíssimo, num verdadeiro “navegar” nas águas da oração.
Momentos como aquele, vividos com tamanha religiosidade, revelam a predisposição do jovem à experiência de estar e ser com Jesus.
Nós, pescadores de homens e mulheres para Cristo, preparamos tudo com amor, carinho e cuidado; saímos, pois, com a sensação de missão cumprida.

Prof. José Roberto de Vasconcelos

Veja lindos depoimentos dos alunos:

A I Vigília Jovem do colégio Salesiano Dom Bosco, realizada sábado, 30/04, e coordenado por Pe Paulo, foi momento significativo em nossas vidas.
Desde o início, na etapa de planejamento e execução, o engajamento dos alunos foi intenso. De forma voluntária, ajudamos na arrumação da escola. Alguns de nós participamos como monitores.
Amei! E tenho certeza que os demais também amaram ter participado.
Foi gratificante ver o resultado no sábado!
Deixaram marcas positivas em nossos corações as orações, as reflexões e também as diversões.
O momento final foi o de maior influência sobre todos, com a fala de integrantes da Canção Nova, quando nos contaram experiências que confirmam ser nossa vida melhor com a religião e com Deus.
Reflexões sobre como está a vida de cada um; como andam as relações com os amigos e, principalmente, com os familiares foram ressaltadas. Vários alunos refletiram e perceberam a grande importância dos familiares em nossas vidas; embora, às vezes, isto seja esquecido e nem sempre agradecemos as graças alcançadas.
 Caroline Lisboa 1º D

A vigília jovem foi excelente em todos os termos.
Foram momentos de reflexão, alegria e oração.
Infelizmente, nem todos compareceram... Perderam uma tarde na presença de Deus! Como disse Pe. Paulo: poderíamos estar no shopping... Em uma “pelada”...  Ou em outros tantos lugares...
Creio que um homem não é só feito do físico, mas também do espiritual.
Aconselho a todos que não deixem de comparecer ao próximo.
Com saudades do que vivemos na vigília, fica a dica para que todos nós estejamos no Encontrão Jovem.
 Rogério Teles 2º A



A I Vigília Jovem teve por objetivos aproximar as pessoas e adorar ao Senhor. A princípio, pensei que seria uma tarde chata, pois não iriam participar muitos amigos meus...
Mas e eu? Que fazia lá? Podem ter certeza: eu andava bastante afastado de Jesus...
Mas... EU ESTIVE LÁ!
Ao chegar, vi aquele clima alegre e contagiante.
Nos momentos de diversão, a gente dançava, cantava... Tudo isso louvando a Deus.
 A parte principal do encontro foi a adoração ao Santíssimo – um momento de profunda reflexão, ao som da banda da escola. O auditório inteiro em pura emoção!
Muitas choravam; se abraçavam; compartilhavam sentimentos de mágoa e de dor; provamos nossa humanidade...
Naquele momento, senti a presença do Senhor. Ele tocou o coração de cada um que estava ali, e deu forças pra continuar, superar esses sentimentos.
Eu, que não estava muito próximo de Jesus, que não estava freqüentando a Igreja, depois da vigília: MUDEI TOTALMENTE! Senti a presença de Deus, eis a principal prova de que Ele zelava por mim (embora eu nem percebesse!!!), que Ele estava e está do meu lado SEMPRE!
Posso dizer: saí, naquele dia, renovado: ERA OUTRA PESSOA! Estou bem mais próximo de Cristo, vou começar a freqüentar as missas da minha comunidade, porque agora eu sei: NÃO SOU NADA SEM DEUS NO CORAÇÃO!
George Lucas Martins 1ª série D



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0