Encontro Inspetorial de Líderes das Escolas 2017




Nos dias 26 e 27 de maio foi realizado o Encontro Inspetorial de Líderes das escolas e de jovens comunicadores. Participaram as duas escolas de Salvador (2), Natal, Parnamirim, Carpina, Fortaleza, Recife e Jaboatão. Neste ano, os temas trabalhados foram  "Sexualidade e Projeto de vida" e "Comunicação".

O Encontro foi organizado pela Comissão de Escolas e este ano contou com a parceria da Comissão de Comunicação, já que incluiu também os jovens comunicadores. 
O primeiro tema foi trabalhado pelo coordenador geral do Colégio Salesiano Recife e também Fundador da Comunidade Católica Lumen, Luis Carlos Ventura (Luca). Já o segundo tema, inspirado no Dia Mundial das Comunicações deste ano, foi facilitado pela Comunicadora e coordenadora de comunicação da Inspetoria Salesiana do nordeste (até maio), Jakeline Lira. Na ocasião, os jovens comunicadores de Carpina, Fortaleza e Salvador tiveram oportunidade de mostrar seus projetos e atuação. 

Sobre o Encontro Formar “bons cristãos e honestos cidadãos” sempre foi uma preocupação dos salesianos e salesianas, que se reflete nos colégios da Rede Salesiana de Escolas. Assim, a eleição dos representantes de turma das escolas da RSE, no Projeto Educativo Pastoral, traz o conceito de liderança, que trabalha valores como honestidade, compromisso, responsabilidade, sensibilidade, espiritualidade, participação e democracia. 

Até o mês de abril, todas as escolas salesianas já realizaram processos eleitorais de seus líderes. Então, desde 2012, a Inspetoria Salesiana do Nordeste decidiu incluir no seu calendário um encontro de formação e intercâmbio entre esses adolescentes para que conheçam melhor o carisma salesiano e desenvolvam sua “função” da melhor forma possível. Como não é possível levar todos os eleitos de todas as escolas para a Colônia Salesiana, os que participam também levam o compromisso de serem multiplicadores entre os outros que não puderam vir. Cada escola decide seu critério de escolha dos participantes, seja por idade, sorteio, autorização dos pais ou responsáveis



Por: Jakeline Lira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0