Fortaleza: Rádio produz série de reportagens sobre trabalho infantil


O Programa Informativo Dom Bosco que vai ao ar às 7h30min, de seg. a sex. exibiu de 01 a 03 de maio, a série de reportagens especiais ” Marionetes do Tráfico: o retrato de uma infância roubada”. Produzidas pelas jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias, as matérias revelam a realidade sombria que envolve uma das piores formas de trabalho infantil: o recrutamento ou a oferta de crianças para a realização de atividades ilícitas, em particular a produção e o tráfico de entorpecentes, as drogas.
Na primeira matéria da série o ouvinte acompanhou histórias de meninos, hoje jovens, que tiveram a infância roubada pelo tráfico. Com participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o governo brasileiro fez um levantamento dos municípios com maior incidência de trabalho infantil, centralizando a atuação primeiramente em 1.913 cidades identificadas. Atualmente, 85 milhões de crianças são submetidas às piores formas de trabalho. Erradicar essa prática é o desafio mais urgente.
Escute a matéria 01 da série:
Tocador de áudio

O ouvinte também acompanhou, na segunda parte da série “Marionetes do Tráfico: o retrato de uma infância roubada” a situação das políticas públicas adotadas para combater o recrutamento de crianças e adolescentes para o tráfico de drogas, no Ceará.

No ano passado, o governo brasileiro foi notificado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (cidh) por causa das violações aos direitos dos adolescentes privados de liberdade, no Ceará. 2016 foi marcado pelo colapso do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará. Nos primeiros 6 seis meses do ano, foram mais de 75 conflitos nas unidades de internação masculina, dentre rebeliões, fugas e motins, além de mais de 400 adolescentes que empreenderam fuga, sendo uma parcela pequena de recapturas e retornos voluntários. Os dados fazem parte do Relatório de Inspeção produzido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), no Ceará.
As unidades hoje coordenadas pela Superintendência do Sistema estadual de Atendimento Socioeducativo, órgão criado pelo governo no ano passado para reverter a crise, abrigam e cuidam de adolescentes que praticaram algum tipo de infração, inclusive, aqueles que tiveram atuação no tráfico de drogas.
Escute a matéria 02 da série:
Tocador de áudio
Segundo o superintendente do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Ceará, Cássio Franco, dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos mostram que entre 60 a 70 por cento dos internos que cumprem medidas socioeducativas não cometeram grave ameaça ou violência a pessoa. Cássio franco acredita que é necessária uma mudança no sistema judiciário.
Na terceira e última matéria da série, os ouvintes descobriram porque crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas são abandonados pela família, sociedade e poder público.
Escute a matéria 03 da série:
Tocador de áudio
“O que o sistema que governa o mundo abandona, o tráfico vai adotar” – “P”, jovem durante entrevista à nossa equipe.
Jornalistas: Jocasta Pimentel e Roberta Farias
Edição de áudio: Jonathan Neto
Design Gráfico: Flávio Medeiros

*caso não consiga escur os audios, visite a matéria diretmente no site da Rádio Dom Bosco


Por: Jocasta Pimentel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0