Educadores Salesianos realizam defesa de mestrado em Educação no Chile
Neste mês, um grupo de nove educadores do Polo Nordeste da
Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB) concluiu a etapa final de uma iniciativa
internacional de “Mestrado em Educação” nas linhas de pesquisa: gestão e
liderança e currículo. A turma começou em janeiro de 2015 e, e realizou sua
defesa entre os dias 19 e 21 de abril, na cidade de Santiago do Chile, na
sede da Universidade de Santiago do Chile (USACH)
Agora, vários colégios salesianos e a própria congregação ganharam novos
educadores-mestres. O mestrado em Educação é viabilizado por
um convênio entre a USACH, uma das mais destacadas instituições de ensino
superior da América do Sul, com a RSB - polo Recife.
Em janeiro, aproximadamente 15 educadores já haviam
realizado a defesa neste mesmo curso. De acordo com o professor-doutor, Daniel
Rios, coordenador do mestrado, “a previsão é que em janeiro de 2019 uma nova
turma seja iniciada com aulas presenciais em Salvador-BA”. Atualmente, há uma
outra turma em andamento, com aulas presenciais em Natal-RN. Para ingresso no
curso stricto senso de mestrado é necessário passar por uma fase de
seleção. Para a gestora do Polo Nordeste, Valéria Rodrigues, esse mestrado
possibilita que os professores resignifiquem suas práticas, tornando-as mais
efetivas e atuais, unido a experiência profissional de cada docente com a a
experiência da educação chilena, uma referência no Continente
Sul-americano.
Mestrado
Com duas linhas de pesquisa (Gestão Educativa e
Liderança e Currículo e Avaliação Institucional e de Aprendizagem), tem duração
de dois anos: com aulas presenciais semestrais, utilização de plataforma
virtual e defesa de tese, na capital chilena. Também foi firmada uma parceria entre a Usach e a Universidade Estadual da Bahia
(UNEB), com quem há um convênio para validação do diploma no Brasil.
De acordo com a QS Rankings, a Universidad de Santiago do
Chile está entre as 10 melhores da América Latina e foi fundada em 1842, sendo
a primeira e principal instituição educacional do país de caráter nacional e
público.
Por: Gigliola Sena
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