Fortaleza: Radio Dom Bosco recebe prêmio do MPT com série de reportagens sobre o trabalho infantil


A série de reportagens “Das plantações de caju e mandioca ao lixão: trabalho infantil no Ceará, até quando?” levou a melhor na categoria Radiojornalismo região Nordeste
Com a reportagem especial “Das plantações de caju e mandioca ao lixão: trabalho infantil no Ceará, até quando?”, a Rádio Dom Bosco FM 96,1 venceu o Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) de Jornalismo 2016, na categoria Radiojornalismo região Nordeste. A solenidade de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (01/09) na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília/DF. A reportagem teve a produção das jornalistas Roberta Farias e Jocasta Pimentel.
O conteúdo, exibido entre os dias 2 e 4 de maio, traz um panorama do trabalho infantil no Ceará, ainda recorrente no interior do Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza.
Para a produção da reportagem, a equipe se deslocou até o município de Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, onde visitou famílias que trabalhavam na produção da extração do caju e mandioca. No local, não foi difícil observar a presença de crianças e adolescentes trabalhando nessas atividades. Outro local visitado foi o lixão municipal. Lá, a equipe também registrou a presença de crianças e adultos trabalhando como catadores de lixo.
Na reportagem foi abordada ainda a questão da mendicância, fator que evidencia como trabalho infantil. Nas ruas da capital cearense, a equipe flagrou crianças e adolescentes nos semáforos vendendo produtos ou fazendo malabarismos, em busca de um trocado.
O prêmio possui abrangência nacional e busca estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa brasileira relacionados ao Direito do Trabalho e que demonstrem violação das normas constitucionais e trabalhistas vigentes. Nesta terceira edição do Prêmio, foram inscritos cerca de 400 trabalhos jornalísticos. Os trabalhos selecionados foram avaliados em cinco etapas regionais e uma nacional.
Nós que fazemos a FM Dom Bosco parabenizamos as jornalistas Roberta Farias e Jocasta Pimentel por mais um excelente trabalho desenvolvido em nossa emissora.
Para escutar a série de reportagens CLIQUE AQUI
Por: Igor Silveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0