Brasil Salesiano: Formação de Educadores é tema do XIII ENCPOLOS


Nos dias 19 a 21 de setembro, equipes dos polos da Rede Salesiana de Escolas se reúnem em Brasília para o XIII ENCPOLOS.

Teve início na segunda-feira, 19 de setembro, e seguiu até o dia 21, a segunda etapa do XIII Encontro de Polos da Rede Salesiana de Escolas (XIII ENCPOLOS). Com o tema central “A RSE alinhando a formação dos educadores para enfrentar os desafios do contexto contemporâneo”, animadores, gestoras e secretárias dos seis polos da RSE estão reunidos em Brasília, DF, para esses três dias de reflexão e aprofundamento.
Entre os objetivos do ENCPOLOS estão: ampliar a compreensão a respeito da função da escola após a propagação das novas tecnologias na educação; refletir sobre a atuação e dinâmica das equipes dos polos; interagir com o desenvolvimento de propostas educacionais da Edebê Brasil, considerando a Plataforma Adaptativa, o MDD e outras ofertas; avaliar, sugerir e construir propostas para encontros e atividades de capacitação dos educadores da RSE; informar-se sobre as propostas do ESA IV, seus compromissos e atribuições dos participantes; e conceber conjuntamente propostas para o futuro da RSE.
Da nossa Inspetoria, participou o P. Anderson Alvelino, nosso referente /
 animador para o Polo Recife da RSE, juntamente com a Ir. Elisabeth Montarroyos.
A gestora do polo, Valéria Rodrigues, também participou.
Para cumprir esses objetivos, o encontro teve início com a conferência “Escola.Com: Como as novas tecnologias estão transformando a educação na prática”, ministrada pela professora doutora Luciana Allan. A palestrante questionou o papel da escola na sociedade conectada, onde é possível aprender qualquer coisa, a qualquer hora e de qualquer lugar. Para ela, o advento das tecnologias digitais e da Internet, potencializado pelas oportunidades cada vez maiores de acesso a estes recursos, traz uma nova dinâmica para a sociedade, em que as palavras inovação, empreendedorismo e sustentabilidade ganham significado especial. “A educação, assim como todos os outros segmentos da sociedade, precisam rever suas práticas, buscando significado para seu propósito principal”, afirmou. Em seguida, os participantes realizaram uma oficina, conduzida por Luciana Allan, e socializaram os debates em plenária.
O segundo dia do ENCPOLOS é dedicado ao aprofundamento sobre o uso dos recursos disponíveis na Rede Salesiana de Escolas. Neste dia, são apresentadas as soluções educacionais propostas pela Editora Edebê Brasil e realizada uma webconferência, para que professores e alunos expliquem o uso do Material Didático Digital. Também estão previstas a apresentação da equipe da Edebê e a avaliação do uso do MDD durante este ano. A apresentação das novidades do Material Didático e dos livros paradidáticos fecha a programação da manhã.
À tarde, os participantes do encontro refletiram sobre o realinhamento do Projeto Pedagógico da RSE e realizam grupos de trabalhos para construção do Plano Integrado de Formação 2017 e discutir como aplicar o “Crescer em Rede” nos polos.
O último dia do ENCPOLOS incluiu a reflexão sobre perspectivas de futuro da Rede Salesiana de Escolas, a partilha de boas práticas nos polos e as informações referentes ao IV Escola Salesiana América (IV ESA). O encontro encerra-se às 12h30 com um almoço de confraternização.


Fonte: RSE Informa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0