Comissões Inspetoriais: nova organização

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Inspetoria Salesiana realizou o seu primeiro encontro conjunto inspetorial, com a finalidade de envolver todos na missão e apresentar a reestruturação das comissões inspetoriais e definir algumas metas para 2011, numa perspectiva de trabalho integrado. O encontro contou com  80 participantes, representantes de todas as casas salesianas do nordeste (exceto Areia Branca e Matriz de Camaragibe) referentes as áreas: pastoral, pedagógica, vocacional, administrativa, de comunicação e de ação social.
Na tarde do dia 11, após acolhida e dinâmica, foi apresentada a Estreia deste ano, que traz a “necessidade de convocar”, e realizada a missa. Após o jantar, foi a vez de se trazer à tona a reestruturação do desenho inspetorial, onde a comissão de Pastoral Juvenil ganha destaque, como sinônimo do centro da missão salesiana.
Algumas outras modificações mais significativas são a nova nomenclatura da comissões Escolas e obras sociais, que passam a se chamar ‘Comissão de Educação’ e ‘Comissão de Ação Social’. Os novos nomes trazem consigo um novo conceito, onde a comissão deve pensar a educação para além das escolas, isto é, para todas as presenças, pois faculdades e obras sociais (e  inclusive paróquias) também tem sua dimensão educativa. O mesmo para mudança para o conceito de ação social, que deve estar presente no planejamento e ações de todas as casas salesianas, como formas de inserção no território e de responsabilidade social, e não apenas as obras sociais.
A comunicação também devido aos apelos da congregação (mundial e nacional) e da Rede Salesianas de Escolas, também precisará ser trabalhada com mais atenção nas presenças. Também decidiu-se renomear a antiga comissão de economia  como ‘Comissão de Gestão’, também no intuito desta abarcar novas perspectivas que a nova nomenclatura exige.


                Já no sábado (12), as presenças salesianas partilharam suas metas para este ano, e tiveram a oportunidade de se reunir em grupos com coordenadores das comissões inspetoriais, ,de acordo com  suas áreas de trabalho e as equipes locais às quais fazem/ farão parte (correspondente às comissões), num momento de articulação e escolha de encaminhamentos práticos a serem desenvolvidos no decorrer de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0