SALESIANOS DE DOM BOSCO | A graça do retiro espiritual anual de janeiro
Imagem: Divulgação |
Trinta e três irmãos estivemos neste retiro anual. O clima de oração e silêncio foi presidido por um tema de aprofundamento “Senhor, dá-me dessa água”, em sintonia com a Estreia deste ano “Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar”. O pregador, Pe. Josenildo Tavares, em suas onze pregações desenvolveu a reflexão sobre temas de espiritualidade com forte referência à Estreia, sob a luz do ícone do encontro de Jesus com a Samaritana.
O ritmo de oração compreendeu a Santa Missa pela manhã, com laudes; Vésperas, no final da tarde; momento de oração após o jantar e o ‘boa noite’. A cada noite, um momento especial de oração: terço luminoso, comemoração dos falecidos, via sacra, adoração. No mais, silêncio, oração pessoal, clima de recolhimento.
O pregador, Pe. Josenildo Tavares, paraibano de Campina Grande, é membro da Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada. Atualmente, é pároco no Recife (Paróquia das Graças) e coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Foi aluno do nosso instituto de filosofia do Recife, INSAF.
A boa organização do retiro deveu-se, de maneira especial, ao empenho do Delegado para a Formação, Pe. Herison Leandro, em sua preparação, e ao neo-sacerdode Enéas Andrade, diretor do retiro.
O segundo (e último) retiro anual está marcado para os dias 05 a 11 de agosto próximo. Nele, participarão todos os irmãos que não estiveram no retiro atual, salvo alguma exceção feita diretamente pelo Pe. Inspetor. O retiro espiritual anual é um extraordinário momento de comunhão da comunidade inspetorial.
Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Comentários
Postar um comentário