COLÔNIA DE FÉRIAS 2018 | Envolvimento, salesianidade e as conquistas de uma brincadeira que conduziu a Deus

Imagem: Divulgação
Colônias de Férias Salesianas é uma atividade educativa pastoral, desenvolvida durante o mês de janeiro, que marcam o início das atividades das Comunidades Educativas, em nível Inspetorial, a cada ano. Com uma temática própria, em cada edição, uma nova proposta é lançada, em sintonia com a Estreia do Reitor Mor e, dessa maneira, o carisma salesiano é vivenciado através da espiritualidade juvenil, alcançando a vida de muitas crianças, adolescentes, jovens e animadores da Inspetoria.

Em 2005, a atividade das Colônias de Férias foi abraçada como projeto pastoral, em nível inspetorial.

Elas já existiam nas comunidades de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e Matriz de Camaragibe, em Alagoas. Estas comunidades eram animadas pelos salesianos italianos que pertenciam à Inspetoria São Luiz Gonzaga. Essa atividade acontecia durante o mês de férias da criançada. 

Desde o tempo do Oratório, em Valdocco, Dom Bosco utilizava-se das brincadeiras para trabalhar os elementos fundamentais da educação humana e religiosa dos meninos de sua época, despertando em cada um o desejo último de, em tudo que os envolvia, serem levados a Deus e estarem felizes no tempo e na eternidade. 


A cada ano que se passa, a Inspetoria acompanha os sinais de crescimento das Colônias de Férias em nível inspetorial, destacando como elementos positivos o protagonismo juvenil dos animadores, que comprometidos com a proposta, exercem a liderança em nível local; o compromisso da Articulação da Juventude Salesiana nas comunidades; a visibilidade da expansão missionária da atividade, atingindo comunidades não salesianas em diversas paróquias do Nordeste; a vivência pastoral realizada por meio do subsídio, como proposta formativa para os educadores e educandos; o surgimento de novas iniciativas pastorais em algumas comunidades e o fortalecimento das atividades pastorais já existentes.


Neste ano, as Colônias de Férias, proporcionaram uma chave de leitura pastoral interessante, que merece destaque e que tornou-se possibilidade para novas iniciativas pastorais para os próximos anos:
• Retomada da Colônia de Férias em 05 comunidades não-salesianas;

• Aumento de comunidades não-salesianas que aderiram à proposta da Colônia de Férias em Paróquias diocesanas. Neste ano, 06 comunidades realizaram pela primeira vez essa atividade educativa pastoral;

• Expansão missionária com a atividade da Colônia de Férias como iniciativa da juventude salesiana e grupos da AJS;

• Primeira vez que a Inspetoria Salesiana do Nordeste recebe um grupo missionário – Inspetoria Salesiana de São Paulo, que vem para conhecer a experiência da Colônia de Férias e também realizar uma Semana Missionária;

• Aconteceram 47 Colônias de Férias, o que significa dizer que 47 comunidades foram contempladas com essa ação pastoral salesiana, em 25 cidades do Nordeste.
Em cada localidade, o carisma salesiano dos animadores e da programação contagiou os participantes e transformou a comunidade, fazendo verdadeiro sucesso a expectativa já para a próxima edição. Estima-se que cerca de 6.000 crianças e jovens participaram da programação, composta das mais variadas atividades, como esportes, artesanato, música e muita diversão. As Colônias de Férias atingiram bem seus objetivos e foram além das expectativas em seus resultados, motivando pela brincadeira que conduz a Deus e à transformação do coração de cada participante.

Por Pe. Eudes Barreto, sdb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0