MATRIZ DE CAMARAGIBE – AL | Milhares de pessoas festejam o Senhor Bom Jesus


Imagem: Divulgação
Em clima de oração, fraternidade e confraternização a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe (AL), viveu momentos de fé e devoção na festa do seu padroeiro o “Senhor Bom Jesus”, uma tradição com mais 300 anos.

De 23 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018, foi realizado o novenário da festa com o tema: “Brote em nosso meio o amor, a justiça e a paz!”.
No palco montado ao lado da Igreja Matriz, ocorreram as Celebrações Eucarísticas.
O local foi escolhido para melhor atender a todos que, com muita alegria e fé, estiveram presentes nas noites dos festejos.
Toda a festa foi transmitida pela Rádio Comunitária Matriz FM e pela Pascom, com transmissão on line na página oficial da Paróquia no Facebook.

As Celebrações Eucarísticas foram presididas por Pe. Gilberto Antônio (pároco da cidade), Pe. Délio Mota (Vigário Paroquial) e Pe. Emerson Melo (Vigário Paroquial), além de padres convidados das cidades vizinhas: Francisco Guido (Porto Calvo) e Pe. Aristides Jorge (pároco de Barra de Santo Antônio), Pe. Antônio Júnior (pároco de Maragogi), Pe. Marcos Antônio, sdb (ex-pároco da cidade), Dom Genival (Bispo emérito de Palmares) e o Bispo de Penedo, Dom Valério Breda, sdb (também ex-pároco de Matriz).

As celebrações foram animadas por corais (Bom Jesus, Alfa e Ômega, Santa Luzia, CCC, N.S. Auxiliadora, Vozes Celestes, Santa Cecília) e pelos grupos musicais: Ministério Renascer no Espírito e a Banda Nova Geração.

As diversas pastorais e movimentos da Paróquia tiveram participações como animadores das Celebrações. Uma inovação foi a inclusão dos diversos setores civis e da sociedade como noiteiros do Novenário.

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos é a saída das imagens da Igreja Matriz para o palco, onde foram realizadas as celebrações Eucarísticas. Tocar nas imagens, ou até mesmo poder levá-las ao altar é o desejo e sonho de muitos devotos.

Após as Celebrações Eucarísticas, foram realizados shows no coreto da Praça Bom Jesus, em frente à Igreja Matriz: Ministério Aleluia (Maceió), Banda Aviva Já (Movimento EJC – Maceió), apresentação do Auto de Natal Emannuel com a Cia de Teatro e Dança do CJDB (jovens católicos que são voluntários no Oratório do Centro Juvenil Dom Bosco), apresentação do Pastoril Filhas de Maria, Conjunto de flauta doce e a Filarmônica Bom Jesus (frutos do trabalho salesiano em Matriz) e Banda da Polícia Militar de Alagoas (Maceió).

Outros grandes momentos também comandaram a programação:

No dia 29 de dezembro, no pátio do mercado, aconteceu o show católico de Celione David – além da exposição cultural e fotográfica no Centro Pastoral Mamãe Margarida (desde o dia 27). Já no dia 30 de dezembro, aconteceu a tradicional Cavalhada do Senhor Bom Jesus.

  • O tradicional momento da saída das imagens para o banho, no dia 31 de dezembro. As imagens passaram parte desse dia na casa de uma família da cidade (de onde sai à bandeira para o início dos festejos), sempre acompanhadas pela Filarmônica Bom Jesus e por diversas pessoas.
  • E no dia 1º de janeiro, a grande festa do padroeiro Senhor Bom Jesus - que começa com a missa solene às 10h da manhã e, às 16h, a Celebração Eucarística acompanhada por centenas de fiéis. Logo após, deu-se início a procissão pelas ruas da cidade. As imagens foram seguidas por milhares de fiéis que, com fé e alegria, cantavam os louvores ao Bom Jesus e eram recepcionadas por centenas de fiéis por onde passavam.

Tem mais de 15 anos que venho aqui para ver o Bom Jesus. Nunca perdi uma procissão. Durante esse tempo, tenho muita fé no ‘meu Bom Jesus’. Pode confiar Nele, que o problema é resolvido - venho todo ano pra agradecer”.
(Devoto vindo de Porto Calvo)

Há de 40 anos que venho para a festa do Bom Jesus. Vinha a pé quando criança e morava na fazenda. Hoje, moro em Maceió e continuo vindo, não mais a pé, mas, estou aqui com muita alegria e fé no Meu Bom Jesus da Matriz.
(Palavras de uma devota)

Os festejos encerraram-se às 00h do dia 1º, com a descida da bandeira.

Ainda em clima de festa, no próximo dia 07 acontecerá o tradicional leilão de animais e prendas do Senhor Bom Jesus.


Por Pascom Senhor Bom Jesus – Matriz de Camaragibe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0