RECIFE - San Martin | Pe. Anderson dá boas vindas a 2018, Pe. Laércio se despede

Imagem: Foto Kids - Studio Fotográfico

Pe. Anderson Alvelino, que assumirá em breve como pároco, publicou, no jornal da Paróquia, carta de motivação para os primeiros dias do ano. 

DEUS NÃO PROMETE MUDANÇAS MÁGICAS

Queridas irmãs e queridos irmãos,

Neste início de ano, muitas pessoas, entusiasmadas pela mudança de data, fazem promessas de grandes transformações pessoais e coletivas; exatamente no momento de brindar com espumante, vestidas de branco, e às vezes, até roupas novas, querendo fazer acontecer, como numa mágica, a mudança em suas vidas. No entanto, conversão exige mais que entusiasmo de momento, exige mudança de pensamento, coração e atitudes. Isto é, exige romper verdades, mudar sentimentos e desejos, e fazer a vontade de Deus.

Na época de Jesus, as multidões também se entusiasmaram com ele (Mc 3, 7-12), desciam da Galileia até Jerusalém ao seu encontro. O entusiasmo é bom, mas pode acabar quando se recolhem os milhões de lampadinhas do Natal. Não podemos viver de entusiasmo momentâneo, pois na rotina ele acaba e a palavra de Jesus lançada no entusiasmo não finca raízes em nós.

Jesus sabia que muita gente não conseguiria manter a fé quando a rotina viesse, ou a cruz se abatesse sobre os ombros cansados. Então, decidiu acompanhar não a multidão, mas os doze apóstolos, ensinando-os a mudar a maneira de pensar, as suas verdades para assumir a verdade de Jesus e seu jeito de pensar. Ele também os encorajava a amar, ter e ser paz, e a sentir como ele sentia e desejava a Deus, seu Pai. Esta foi a lição mais difícil, porque estava revelando a sua intimidade de filho de Deus. Como filho obediente, quer que os doze escutem a voz do Pai e acolham a vontade de Deus como vontade pessoal a ser realizada por cada um dos doze.

Assim, Jesus não promete mudança como passe de mágica, mas vai seduzindo os apóstolos, levando-os ao deserto e conquistando seus corações. A mudança não é mágica, nem deixar de fazer algo, mudar o hábito. A promessa de mudança que a Trindade faz não é por fora de nós, mas por dentro. 

Como diz o Papa Francisco: “Deus não promete mudanças mágicas. Não tem varinha de condão. Ele gosta de mudar a realidade a partir de dentro, com paciência e amor; pede com delicadeza para entrar na nossa vida. É como a chuva criadeira; vem mansinha e penetra a fundo na terra!”.
Desejo a todos um ano de mudanças profundas, pois o ano novo já estava dentro de nós; e peço licença para entrar na vossa vida paroquial de mansinho e profundamente, a fim de ser humildemente fecundado por ela.

Em Jesus Cristo.

Este humilde servidor,

No mesmo informativo paroquial, o Pe. Laércio José se despede da comunidade, partindo para uma nova missão. 

GRATIDÃO

A paz do Senhor!

“Cantai ao senhor, um cântico novo, porque Ele fez, Ele faz maravilhas!”.

Quero recorrer ao Salmo 97, para manifestar ao Senhor da História, minha gratidão pela sua infinita misericórdia para conosco.
Tivemos a graça concedida por Deus de vivermos esses três anos com vocês. Anos de muito crescimento humano e espiritual, anos de trabalho e construção, algo só possível mediante o envolvimento de toda a Comunidade Paroquial.
Despeço-me, nesse momento, com profundo sentimento de gratidão pela proximidade dos irmãos.
Que a Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, mãe e intercessora nossa, vos abençoe e vos confirme no caminho de fidelidade a Ele e à sua Igreja.

Com gratidão e afeto, P. Laércio José de Lima, sdb 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0