Salvador: Salesiano completa 117 anos e homenageia Canudos

Referência em educação e formador de diversos intelectuais, artistas e políticos da Bahia e do Brasil, o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) de Salvador-BA completa 117 anos de atividades. A escola comemorou no dia 11 de março com uma missa, às 7h30mim, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e muitas homenagens e atrações artísticas. Proximidade entre a escola e o estudante nas atividades educativas é uma das marcas da Pedagogia Salesiana celebrada com muito entusiasmo no colégio desde 1900, na época com os órfãos de Canudos.

Gincana 

No ano em que se lembra o centenário da Guerra dos Canudos, o Colégio lança, neste sábado, 11, uma gincana que abordará esse tema, lembrando que as crianças e jovens órfãos da Guerra foram acolhidos na escola que chegou a Bahia com esta missão. 

Os salesianos chegaram a Salvador com ajuda direta de Amélia Rodrigues, que, na época, presidia a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). Os restos mortais dessa importante dama da sociedade baiana encontram-se até hoje atrás do altar de Dom Bosco no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, que pertence ao Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré).

Na frente do Santuário, é possível ver os quatros sinos de bronze nomeados respectivamente de Dom Bosco, Senhor do Bonfim, Pio X e São domingos Sávio. Um pouco abaixo dos sinos, na torre central, vê-se a imagem de madeira de Maria Auxiliadora, doada por uma família espanhola. Dentro da igreja, existe uma imagem de quase dois metros de Nossa Senhora Auxiliadora trazida da Itália e feita de gesso.

Crônicas diárias

A Escola mantém uma série de tradições advindas de sua centenária trajetória, como os registros do Livro das Crônicas. Os Salesianos costumam, diariamente, escrever o relato dos acontecimentos do dia escolar. Portanto, é possível se ler, no português da época, os dias que precederam a fundação do então Liceu Salesiano do Salvador, bem como, no futuro, será possível ler os relatos do 11 de março de 2016.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0