Recife: Escola Dom Bosco em Parceria com a FUNASE


Parceria se mostra forte aliada no trabalho de diminuição da reincidência dos jovens por meio de sua inserção na sociedade


Oito adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho iniciaram às aulas dos cursos profissionalizantes de Acabamento Gráfico e Impressão Offset, oferecidas pela Escola Dom Bosco. Por meio dessa parceria, que existe desde 2015, a Escola já recebeu 18 jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e tem somado histórias exitosas, que trazem como resultado a inserção no mercado de trabalho e o despertar de um caminho profissional para esses jovens em situação de vulnerabilidade social.

Anualmente, os adolescentes que se encaixam nos requisitos pré-definidos pela Escola Dom Bosco participam de uma seleção que começa dentro da unidade, realizada pela equipe técnica psicossocial e jurídica, que é composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e advogados. Então, os selecionados são conduzidos para o grupo gestor e o coordenador técnico da unidade os encaminham à Escola, onde eles passam ainda por uma entrevista realizada por um assistente social. 

“Em um primeiro momento, oportunidades como esta se fazem importantes pela inserção gradativa do jovem na sociedade. Além disso, para a formação profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho. Para concorrer às vagas eles têm que ter boa frequência escolar, bom relacionamento e comportamento disciplinar. Os que são selecionados servem de exemplo e estimulam os demais”, destacou Abinoan Barboza, coordenador técnico do Case Cabo. 

A Escola Dom Bosco é uma entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana do Brasil. A instituição oferece vagas para adolescentes egressos de medidas socioeducativas, dentro do Projeto Vida Aprendiz, criado a partir do Decreto nº 41.695/2015, que determina que 30% das vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas ou empresas sejam preenchidas por esse público.

“Essa é uma oportunidade de resgate de vida, numa perspectiva de reinserção social. No curso, eles não são identificados como meninos da Funase. São nossos alunos. Essa é a missão da escola, reinserir os jovens na vida social, por meio de um sistema preventivo que o faça pensar através da razão, do amor e da religião, independentemente do seu credo. É um trabalho muito gratificante. É salvar vidas”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Dom Bosco, Fernanda Santana. 

Os estudantes são acompanhados durante todo o curso, por meio de avaliações das suas habilidades analíticas e do desenvolvimento das atividades. Também é trabalhada a comunicação, que, segundo Fernanda Santana, tem que ser assertiva, sendo de fundamental importância para o sucesso do trabalho nessa área. Dentro da grade curricular, os jovens têm ainda aulas de Habilidades para a Vida, que trabalham mais o contexto da formação humana; e ainda atividades de lazer e integração com todos os outros cursos da área gráfica. 

Essa é uma das alternativas para evitar a reincidência dos jovens do sistema socioeducativo e egressos da Funase. “O cumprimento da medida socioeducativa por si só deixa lacunas e a Escola Dom Bosco trabalha também essa questão da formação humana que é o que muitas vezes falta para esses meninos. Eles se capacitam e se formam para a vida”, finalizou a assistente social do Case Cabo, Karolinna Ferreira. As aulas são oferecidas de segunda a quinta-feira, com quatro horas de duração. O curso de Impressão Offset tem duração de 10 meses e o de Acabamento Gráfico dura cinco meses, podendo ser estendido por igual período. 


Por Danúbia Julião 

Fonte: http://www.funase.pe.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0