Quaresma e CF 2017 nas escolas



Como todos os anos nossas escolas desenvolvem no período da quaresma diversas atividades e momentos que propiciam uma melhor vivência deste período, tanto par aos alunos como para também colaboradores e familiares. Este é o período especial dentro do projeto pedagógico de todos colégios salesianos, desde o recebimento das cinzas a dias especificos para confissões; desde encontros formativos a outras atividades interdisciplinares sobre a campanha da fraternidade do ano.

Salvador - Nazaré:


Pastoral cria espaço especial da escola
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Pensando nisso, a Pastoral do Colégio Salesiano do Salvador preparou um ambiente especial para você fazer a sua reflexão. Lá, todos podem fazer uma visita e ver o recadinho que Deus tem para cada um. 


Missa de Cinzas - 9º ano e 1º ano do EM

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) começaram a semana participando da Santa Missa, celebrada na última segunda-feira (20/03), e presidida pelo reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiladora, padre James de Lucena. Durante a Eucaristia, eles foram marcados com cinza, para lembrar a humildade, a conversão e a condição humana, que viemos do pó e ao pó voltaremos.
Já no dia 23 foi a vez dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio serem marcados com as cinzas, durante a missa de quaresma. O ato é,para lembrar a humildade, a conversão e a condição humana, que viemos do pó e ao pó. A celebração foi presidida pelo P. Eliano Queiroz, diretor.


Salvador - Paralela


Campanha da Fraternidade e os biomas brasileiros

Na manhã da terça-feira, 14/03, as turmas do 3º ao 5º anodo Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) participaram de uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2017. Os professores Rodrigo Silva (Meio Ambiente) e Júnior Alves (Ensino Religioso) discorreram um pouco sobre o tema deste ano, “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A ocasião serviu para alertar os pequenos estudantes sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza brasileira..

Preservação - O Colégio desenvolve atividades interdisciplinares que objetivam a ampliação da consciência ambiental dos estudantes. Parte desse projeto se desenvolve em uma área de preservação. Trata-se da Trilha ecológica Dom Bosco. O local foi aberto no meio de uma área de 2 mil metros quadrados de área verde preservada e sinalizada com placas com informações sobre as espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, sendo a locomoção pela mesma facilitada por escadas e pontes de madeira e cordas de apoio. O espaço conta com quatro estações, sendo uma geográfica e outra biológica, e mais uma central e outra de gerenciamento. A trilha é um verdadeiro “laboratório” na natureza para constatação de temas abordados na “Sala Verde”.



Natal - São José e Parnamirim - Dom Bosco


Sob a temática dos biomas brasileiros, o Colégio Salesiano São José realizou entre os dias 14 e 16 de março a abertura da Campanha da Fraternidade 2017. Para marcar o início da campanha, as turmas assistiram palestras sobre o assunto e realizaram apresentações culturais para alertar sobre os riscos da utilização incorreta dos recursos naturais. 

Atividade similar também foi desenvolvida do Salesiano Dom Bosco - Parnamirim, que realizou entre os dias 14 e 16 de março a abertura da Campanha da Fraternidade 2017. Todos os educandos, do Fundamental I ao Ensino Médio, participaram dos momentos em prol da CF.




Recife 

Na quinta-feira, dia 02 de março, depois do recesso de carnaval, alunos e educadores do Salesiano Recife participaram de uma celebração de cinzas, rito com que se inicia o período de preparação da Páscoa, chamado Quaresma. Na ocasião, o sacerdote e diretor do colégio, padre Nonato, marcou o sinal da cruz com cinzas nas testas dos alunos cristãos.
Com o rito, a Igreja expressa duas ideias: somos criaturas mortais, frágeis, que «viemos do pó e ao pó voltaremos» (ler Génesis 3, 19); e somos chamados a converter-nos ao Evangelho de Jesus, mudando o que na nossa maneira de pensar e de agir não está de acordo com Ele.

Campanha da Fraternidade 2017
A celebração também serviu para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF 2017) no colégio. Organizada sob o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e inspirada no lema: “Cultivar e guardar a criação”. o grande objetivo da CF, deste ano, é promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho, sob a ótica dos biomas brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0