PARNAMIRIM // Semana do Meio Ambiente é marcada por plantio de mudas e outras ações


Integrar os alunos à natureza, tornando-os agentes multiplicadores na preservação do meio ambiente. Esse é o objetivo da Semana do Meio Ambiente, evento que foi realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco pelas disciplinas da área de ciências da natureza no período de 30 de maio a 5 de junho. Alunos e educadores realizaram ações que visavam, principalmente, criar a consciência de proteção e preservação da natureza. As ações realizadas dentro e fora da escola foram alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, que foi comemorado em 4 de junho. 

A partir de temas propostos pelos professores, os alunos colocaram em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Os 8ºs anos ficaram responsáveis por recuperar o canteiro da Av. Ayrton Senna, através da limpeza e plantio de mudas. A revitalização da área foi realizada em parceria com a Secretaria de Trânsito e de Meio Ambiente de Parnamirim.
Todos os alunos participaram da ação que também incluiu, simultaneamente, uma campanha de conscientização no trânsito. Com faixas e panfletos, os alunos abordaram os motoristas que circularam pelas vias, contribuindo para tornar o trânsito mais gentil e seguro. A importância de respeitar as  faixas de pedestres e vagas de deficientes, sinalização e outros pontos foram discutidos com os condutores.

A turma do 7º ano também fez a diferença para a preservação do meio ambiente. Enquanto os 8ºs plantavam as mudas, os alunos produziram, no laboratório de ciências, o adubo que será colocado nos  canteiros através da compostagem, processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica num material semelhante ao solo, que pode ser utilizado como adubo. 

A conscientização em sala de aula ficou por conta das turmas dos 9ºs anos. Grupos de alunos visitaram as turmas dos 8ºs anos e falaram sobre a preservação do meio ambiente. Recursos hídricos, poluição sonora, visual, lixo orgânico e outros assuntos foram discutidos em sala. Além da palestra, os alunos realizaram panfletagem e dinâmicas para mobilizar os alunos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0