NATAL // SAÚDE, CORPO E MENTE EM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CONSCIENTIZAÇÃO


Diariamente crianças, jovens e adolescentes são atingidos pela mídia e seus conceitos de beleza. Ser magra e alta, para as meninas, ou musculoso, para os meninos, muitas vezes soam como verdades absolutas para o que é considerado belo ou feio em questão de aparência física. Mas até onde esses conceitos são saudáveis e o que deve ou não ser absorvido?

Pensando em questionamentos como esses, a coordenação do Fundamental II do Salesiano São José juntamente com os professores desenvolveu o projeto “Ser belo” que trabalhou com as turmas dos 8ºs anos a temática da saúde, corpo e mente de forma interdisciplinar abordando assuntos como: bulimia, anorexia, alimentação e atividade física. O objetivo é despertar os jovens para a importância do tema criando uma avaliação crítica e científica dos padrões dito desejáveis de beleza.

Como ponto de partida, o livro paradidático “Quero ser belo”, foi indicado para leitura e reflexão. Em seguida, foram as palestras que alertaram os jovens para a questão.

Padre Thiago Nunes, coordenador de pastoral, trabalhou a importância do conteúdo interior das pessoas ressaltando que “o que nós somos por dentro é o que há de mais belo. Apresentar-se bem é importante, mas nada valerá a pena se não cuidarmos do coração. Não podemos deixar de valorizar o nosso jeito de ser, porque a beleza física é passageira”.

Em seguida, Karine Cordeiro, psicóloga do Salesiano São José apresentou a questão dos transtornos alimentares como bulimia e anorexia, decorrentes da busca exagerada pelo que é conhecido como ideal de beleza. Dentro desse assunto alimentar, os enfermeirandos da UNP, Gislaine Miranda e Marcone Silveira, falaram sobre a importância da nutrição correta para o bom funcionamento do corpo.


Encerrando as palestras, o educador físico Tácio Santos focou nas modalidades esportivas mais comuns das academias enfatizando a questão da consciência e moderação nos exercícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0