Parnamirim/RN: Pastoral de jovens protagonistas no Salesiano Dom Bosco



A Pastoral iniciou as atividades deste ano com a missão de envolver alunos e ex-alunos, formando agentes de evangelização através da capacitação e trabalho voluntário


Um dos importantes fundamentos da filosofia de Dom Bosco é formar bons cristãos e honestos cidadãos, deixando os jovens livres para fazer o que mais lhe agradam. Nesse sentido, uma grande prioridade do sistema salesiano é incentivar o protagonismo juvenil, especialmente, envolvendo os jovens na missão evangelizadora do pai e mestre da juventude. No ambiente educativo, a Pastoral Jovem é presença fundamental para o cumprimento desta missão salesiana.
Inspirada pelos valores do evangelho e pela importância da participação dos adolescentes, a Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco iniciou as atividades deste ano, com a proposta de tornar os jovens, verdadeiros agentes de evangelização. “A nossa missão é unir o útil ao agradável dentro do ambiente escolar. Fazer com que os jovens se sintam úteis fazendo o bem ao próximo, conhecendo o outro lado da vida”, explica Maria Auxiliadora Arruda, coordenadora de Pastoral. Para isso, a idéia é capacitá-los, fazendo com que eles participem efetivamente e sejam autores de projetos de evangelização, das ações sociais e também, que eles atuem como comunicadores salesianos.  
Foi buscando a aproximação com Deus e a participação em projetos solidários que Ohanna Louise ingressou no grupo. “Na Pastoral encontro espaço para participar de vários projetos importantes, onde ajudando ao outro, seja em ações sociais ou mesmo na própria escola, passamos a receber o próximo com mais afeto e mais solidariedade”, afirma a aluna da 2ª série A. “Já aprendi muito nesse grupo e venho aprendendo até hoje”, complementa.
Atualmente, alunos e ex-alunos fazem parte da Pastoral Jovem. Para envolvê-los ainda mais em suas áreas de interesse, o grande grupo foi subdividido em cinco: música, celebrações, comunicação, campanhas e visitas solidárias. Com capacitação e aprofundamento, os jovens estarão prontos para uma atuação pautada no carisma salesiano e nos princípios do evangelho.
A abertura dos trabalhos da Pastoral foi realizada no último domingo (30). Antes da celebração, aconteceu a primeira reunião dos grupos específicos. Depois, eles seguiram para a Capela Dom Bosco, onde participaram da Missa da Juventude. Na ocasião, os crismandos e monitores foram apresentados à comunidade.


Marcella Mendes 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0