Reitor-Mor pelo mundo: Das Antilhas para o Vietnã
Entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, mais uma vez escolheu um lugar significativo da missão salesiana par apassar a festa de Dom Bosco e fazer uma visita especial: A região das Antilhas, na América, que está em comemoração pelos 100 Anos de presença salesiana. Além e Santo Domingo, o Reitor-Mor visitou Porto Rico e Cuba.
Já agora entre os dias 20 e 27 de fevereiro, o P. Ángel visita à Inspetoria São João Bosco, do Vietnã (VIE), para fazer a Visita Extraordinária. O X Sucessor de Dom Bosco, P. Fernández Artime está sedo acompanhado por seu Secretário, P. Horacio López e pelo Conselheiro Regional para a Ásia Leste-Oceânia, P. Václav Klement. Com 306 salesianos, a Inspetoria VIE é a mais numerosa da Região. Conta com duas comunidades canônicas na Mongólia e 19 no Vietnã.
Vietnã – Crescer como Família Salesiana (FS) aberta e dinâmica
(ANS – Xuan Hiep) – O último encontro marcado do Reitor-Mor no vasto conjunto da Casa Inspetorial de Ho-Chi-Minh City foi o grande encontro com a FS feito na tarde do 22 de fevereiro. Participaram cerca de 900 pessoas, de todos os Grupos da FS presentes na Nação: Salesianos, Pais de Salesianos – sobretudo dos muitos Salesianos «missionários ‘ad gentes’» – , FMA, Ex-alunos de Dom Bosco e das FMA, Salesianos Cooperadores, VDB, Irmãs da Caridade de Jesus, Benfeitores, muitos Simpatizantes da Obra salesiana.
Primeiramente o P. Ángel Fernández Artime falou aos Membros da FS, após o quê, se seguiu um familiar e aberto debate. Em sua exposição tratou das suas sensações depois dos primeiros dias de visita ao País, convidando ao depois, a construir uma FS bem aberta aos jovens pobres, bem vivaz e dinâmica, crescente em identidade, espiritualidade, quantidade.
Na ocasião fez-se também a apresentação oficial a toda a FS vietnamita das Irmãs da Caridade de Jesus; mais: espera-se para breve também a fundação ‘in loco’ da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).
Sucessivamente, na homilia da Eucaristia, o P. Fernández Artime convidou a que todos sejam gratos pelo dom vocação salesiana pelo bem da Igreja no Vietnã, e exortou a rezar pelos 120 missionários vietnamitas dos SDB e das FMA. E sublinhou: “A profunda alegria dos discípulos de Jesus deve ser a nossa primeira forma de testemunho”.
Assinale-se, entretanto, que precedentemente, na tarde de terça-feira, 21 de fevereiro, o Reitor-Mor mantivera um encontro fraterno com os Salesianos, no Sul do Vietnã, aos quais relembrou da importância de se cultivar o zelo apostólico e uma profunda vida consagrada, quais sustentáculos para dedicar-se integralmente ao serviço dos Jovens pobres e abandonados.
Hoje, quinta-feira, 23 de fevereiro, o Reitor-Mor deixa Ho-Chi-Minh City e vai a 400 km mais ao norte, para a segunda etapa da sua viagem, com destino a Dalat, para um novo dia com os Salesianos, FS, Jovens dessa Região.
Fonte: ANS
Fonte: ANS
Comentários
Postar um comentário