Inspetoria realiza Encontro de Animação Pastoral

Nos dias 08 e 09 de fevereiro foi realizado em Carpina o Encontro Inspetorial de Animação Pastoral. Desta vez o encontro teve m caráter mais participativo e de trabalhos em grupos, misturando membros das comissões. Celebrações eucarísticas e orações também permearam todo encontro, colaborando ainda mais no clima fraterno.
Na manhã do dia 08, após a Santa missa e o café da manhã, foi iniciado o encontro. Após motivação inicial, P. Eudes Barreto, coordenador do encontro, pediu que todos os presentes se apresentassem e passou a fala ao inspetor. O P. Pessinatti fez uma fala sobre a importância dos leigos na missão salesiana e da inspetoria, e agora não só como executores ou como colaboradores no planejamento de atividades na obra, mas que a inspetoria naquele momento queria dar ‘um novo salto’, demostrando a confiança e o sentimento de amizade e coparticipação: “Nossa proposta hoje é convocar, envolver os leigos e leigas na nossa ‘intimidade de consagrados’. Queremos uma partilha sobre a qualidade de nossas presenças”. Neste sentido, são as comunidades salesianas que irão escutar o que os leigos tem a dizer, num sentido mais amplo, olhando inclusive a comunidade religiosos. Segundo o inspetor, todos foram convidados a fazer um “planejamento carismático”, deixando claro que “a comunidade religiosa não pode se sentir útil e só fazer gestão / administração, sem a clareza a identidade religiosa e da missão ( e que nisto está a importância da sua presença)”. Esta motivação atende ao que foi visto no Capítulo Inspetorial 24. Explicou que seria usada uma metodologia mais do coração e que todas as comunidades religiosas salesianas do nordeste receberiam as sugestões feitas a cada uma nos trabalhos dos grupos e reforçou mais uma vez a importância de escutar dos presentes, como leigos co-responsáveis na missão salesiana. Adiantando um pouco sobre o trabalho seguinte que seria feito em grupos, afirmou o compromisso da Inspetoria do nordeste e de cada uma de suas comunidades de levar em consideração as sugestões na hora de atender aos 7 pontos deixados pelo Governo geral da Congregação durante a reunião Conselho Geral Estivo, onde analisaram os documentos de todos capítulos inspetoriais ao analisar o documento do CI24 (anexo).
Sobre o Capítulo Inspetorial 24, realizado em 2016 e sobre estes 7 pontos deixados pelo Reitor-Mor e seu conselho Geral, o P. João Carlos, vice-inspetor e regulador do CI24 ( e que participou do CG27, em 2014),, fez uma rápida explicação e explanação.
As duas principais linhas do documento foram em relação à atuação do CG 27 e sobre o redesenho das presenças salesianas da inspetoria (sobre esta última se concentrará o trabalho aqui).

P. João Carlos explicou que as duas principais linhas do documento do CI24 foram em relação ao CG27, escrito dentro da dinâmica “Misticos - Profetas – Servidores” e sobre o Redesenho das presenas salesianas, temano qual os que estavam ali presentes iriam se centrar. Reforçando a fala do inspetor, estava claro na apresentação o cuidado e a orientação de “Não concentrar a tarefa da comunidade na gestão e organização da obra mas na realização de um projeto comunitário e educativo pastoral”, para que cada comunidade religiosa seja significativa. 
Assim, o dia inteiro foi de intenso trabalho nos grupos. Já o dia 09 foi marcado pela reunião das Comissões, que retomaram seus planejamentos feitos em outubro d ano passado e aprofundaram a organização de algumas de suas ações. 


Jakeline Lira






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0