Mundo salesiano: Encontro Mundial de Coordenadores Regionais de Formação realizado na Espanha


Em Santiago de Compostela, Espanha, diante do sepulcro do Apóstolo e com a finalidade de analisar as linhas de ação requeridas pelo Capítulo Geral 27 e o projeto do Reitor-Mor para o sexênio, reuniram-se os Coordenadores Regionais da Formação, de 13 a 18 de fevereiro de 2017.
Os onze Salesianos que coordenam as diversas Regiões e centros de formação foram acompanhados pelo Dicastério da formação e coordenados pelo P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação.
A finalidade do Encontro Mundial de Formação foi estudar as estatísticas dos Salesianos no mundo, analisar os problemas atuais e os que vão surgindo em cada Região do mundo.
O Papa Francisco disse que é importante a preocupação com o número de vocações, mas que é muito mais importante analisar a qualidade de vida dos religiosos e, portanto, a formação. Por isso, é mais que importante insistir nos processos de formação e na identidade salesiana, procurando fortalecer a vida de fé através de uma profunda experiência do encontro com o Senhor.
Embora se tenha insistido na importância do acompanhamento e, sobretudo, no acompanhamento dos jovens em formação, hoje se exige como elemento fundamental o acompanhamento dos formadores no interior do processo de “formação permanente”. Esta abordagem é básica porque muitos Salesianos além de serem formadores, têm outros encargos e responsabilidades nas Inspetorias.
Constata-se que a Congregação está respondendo ao chamado do Senhor em diversas partes do mundo e que ela se abre a novas presenças. Essa é uma das novas realidades belas e atraentes, mas deve-se ter ciência de que é fundamental se preocupar com a qualificação dos Salesianos, sem esquecer a formação dos formadores em cada lugar e em cada cultura.
É indubitável que a formação – como pedia o Papa aos Institutos de Vida Consagrada – é a “arte de formar os corações”: “aprendam de Jesus e da sua pedagogia, mas... não esqueçam que é o Pai quem forma em cada jovem a personalidade do Filho pelo poder do Espírito: vocês são os mediadores dessa ação trinitária”.

fonte: InfoANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0