Salvador: O dia da Consciência negra na visão de um escritor mirim

O estudante do 7º ano do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), Ítalo Silva Vasconcelos (12 anos), é escritor mirim, autor do livro Memórias de Luck e outras histórias Ele já lançou dois livros e está em fase de prelo do terceiro, previsto para ser lançado em 2015. No dia da Consciência Negra, o jovem intelectual sua agenda cheia, pois resolveu dividir com outros meninos e meninos um pouco de sua experiência pessoal com a questão da raça, partilhou com a Escola, através de uma entrevista, um pouco do que pensa sobre a temática, confira. Mantido o tom coloquial.

Colégio Salesiano: O que significa a Consciência Negra para você?
Ítalo Silva: É um dia dedicado a reflexão sobre a realidade dos negros. O dia criado em homenagem a Zumbi dos Palmares, que nos convida a discutir sobre as diferenças raciais existentes. No Brasil, por exemplo, foram criadas as cotas nas universidades para defender os direitos dos negros, que eram vistos por muitas pessoas como seres inferiores. Então, é um dia que tem levado a atitudes no nosso país.

Colégio Salesiano: O que esse dia implica na sua vida?
Ítalo Silva: Afeta em várias coisas: é uma data simbólica em algumas regiões do Brasil. Faz diferença na minha vida, porque eu sei que existe um dia específico que homenageia os negros, e quando eu passo pela rua nesse dia, ou dias antes, vejo vários negros em caminhadas, protestos e eventos ligados a esse tema. Eu me sinto valorizado com essa data.

Colégio Salesiano: Como é pra você, enquanto escritor, falar desse tema?
Ítalo Silva: É legal, porque posso falar sobre esse tema para várias pessoas, em especial as crianças. Posso dar minha opinião sobre as desigualdades e preconceitos que existem no país. Me sinto honrado em poder fazer isso.

Colégio Salesiano: Seus livros falam dessa temática?
Ítalo Silva: Sim. O meu primeiro livro Memórias de Luck e outras histórias, também conta a história de uma menina negra que sofre preconceito na escola durante a infância, mas que consegue superar os preconceitos sofridos e torna-se uma grande médica.

Colégio Salesiano: Você pretende escrever mais livros sobre esse tema? Ele lhe inspira?
Ítalo Silva: Eu pretendo escrever, sim, outro livro sobre os negros, relatando a vida dessas pessoas e como elas interferem na sociedade.

Colégio Salesiano: E as atividades do Dia da Consciência Negra que você está participando, no caso, na Biblioteca Monteiro Lobato e na Escola Municipal Ivone Vieira Lima?
Ítalo Silva: Nas duas ocasiões um bate-papo bem descontraído com as crianças, com brincadeiras e reflexões sobre a temática. Estou honrado em poder abrir meu coração, como nunca antes, e poder falar da minha experiência com o preconceito, de como consigo superar tudo.

Colégio Salesiano: Somos felizes em tê-lo como nosso aluno, por favor, deixe uma mensagem sobre esse dia para as pessoas.
Ítalo Silva: A minha mensagem é que as pessoas aprendam a valorizar a beleza interior em vez da beleza exterior. Pois a beleza dos sentimentos é muito mais bonita do que cor, traços e raça.


Por Gigliola Sena
Colégio Salesiano do Salvador 
Salvador / BA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0