Recife: Educadores da RSE do nordeste recebem treinamento do Material Didático Digital

Com a presença de educadores salesianos de todo o nordeste aconteceu na quarta-feira (26), no Colégio Salesiano Sagrado Coração, mais um encontro de formação da Rede Salesiana de Escolas (RSE). O evento faz parte da preparação gradativa dos coordenadores e professores para o uso do Material Didático Digital (MDD), no 7° ano do Ensino Fundamental e na 2ª série do Ensino Médio. Todos os participantes tinham como material obrigatório para levar para o encontro: tablet, computador, smartphone, com acesso a internet. 

A gradativa implantação do MDD em todos os colégios da Rede Salesiana de Escolas passa pela troca dos cadernos e livros impressos por conteúdos digitais, como parte da transição da RSE, que tem feito um grande investimento em novas tecnologias. Desde o início do ano letivo, as unidades da RSE começaram a oferecer aos alunos e educadores o que existe de mais moderno em tecnologia educacional, com a implementação do Material Didático Digital da Editora Edebe Brasil. Estabelecendo-se no país por meio de uma parceria entre salesianos do Brasil e da Espanha, a editora oferece um pacote que contempla o livro digital, o caderno interativo (de exercícios), o Portal Futurum e a plataforma de Gestão Acadêmica Esemtia.
Com recursos que apresentam navegação fácil e intuitiva, incorporando várias linguagens e favorecendo o estudo colaborativo, o Material Didático Digital (MDD) é composto basicamente pelo livro digital e pelo caderno interativo. Na medida em que o material didático digital vai sendo implantado, os professores são motivados a repensar  o modo como concebem o ensino e a aprendizagem, como resume bem Valéria Rodrigues, gestora da RSE – polo Recife: “Por serem provocativos, esses encontros sensibilizam os educadores na busca coletiva e colaborativa de conhecimento sobre as novas possibilidades de aprender e ensinar a partir de um recurso ofertado pelo mundo da tecnologia da comunicação e informação”, reforça. 
O professor de história, Antonio Fávero Sobrinho, de Brasília, disse que apesar de todos possuírem uma formação inicial específica, é necessário atualizar-se continuadamente com o avanço das novas tecnologias: “Todos temos uma formação inicial, como o curso de graduação em uma área específica. No entanto, com o passar dos anos, temos que atualizar nossos conhecimentos com uma formação continuada, incorporando novos saberes e fazeres educacionais, como a apropriação das tecnologias da comunicação e informação”, lembra.
Na quinta-feira (27), foi a vez das equipes de Pastoral dos colégios Salesianos do pólo, que deram continuidade ao processo de implantação do MDD. O encontro também aconteceu no Salesiano Recife.
Para a formação, foi disponibilizado o livro digital completo, porém com apenas uma unidade "enriquecida". O livro ficará disponível para consulta no período de 1/11 a 17/12. Também deve estar disponível um capítulo do caderno interativo.

Fonte: Coordenação de Comunicação / Colégio Salesiano Recife
(com informações da RSE)

Leia mais sobre a proposta  MDD da RSE, clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0