Salvador: destaque nos esportes

Salesiano tem seis convocações na Seleção Brasileira de natação.
A nadadora Bárbara Gonzaga de Jesus, 11 anos, estudante do sexto ano do ensino Fundamental II do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Escolar (CBDE) para a seleção brasileira de natação. A atleta tem o desafio de representar o país no  XX Jogos Sul-Americanos Escolares de Natação, que será realizado de 04 a 11 dezembro deste ano, na cidade de Aracaju-SE. Ela é a sexta convocação em menos de três meses da equipe Salesianos/BA para a seleção dessa modalidade esportiva.

Os outros nadadores, todos com 14 anos e alunos do nono ano do ensino fundamental II, são os seguintes: Eduarda dos Santos Jorge e Windson Pionório Teixeira Filho, 14 anos e, Bruno Santos Rabelo, 14 anos, este último estudante do Salesiano do Salvador (Nazaré). Além deles, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou ainda para ser técnico da delegação masculina da categoria juvenil e participar do Campeonato Pacífico (realizado semana passada no Equador) o professor de educação física, Luiz Menezes “Baixinho”. 

O treinador é conhecido por ter revelado a atual tricampeã mundial de maratonas aquáticas, a baiana Ana Marcela Cunha. O também educador físico e treinador de natação Salesiano, Fábio Augusto Freire Seixas, foi convocado para ser treinador da equipe brasileira para o Sulamericano com atletas dos estados brasileiros com idade entre 12 a 14 anos. A competição é um evento promovido pelo CONSUDE – Conselho Sul-Americano de Desportes e contará com a participação de estudantes/atletas de 11 países de nosso continente.
Apesar da pouca idade, Bárbara Gonzaga, coleciona recordes nas piscinas brasileiras. Só nos últimos dois meses, ela participou pela primeira vez dos Jogos Escolares Brasileiros (12-14 anos) e levou o a quarta colocação do evento. Com quatros provas em disputa e 04 ouros, foi eleita a melhor atleta do campeonato Campeonato Norte Nordeste de natação na sua categoria. A atleta terá como desafio no Sulamericano: as provas de 50 metros borboleta, 100 metros borboleta e 100 metros nado livre. Já Bruno Rabello, este ano, coleciona recordes e medalhas. Um destaque para a prata nos 50m costas nos Jogos Escolares da Juventude e o bronze na modalidade 100m costas, na 31ª edição do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação.

Eduarda Jorge ficou este ano com a medalha de bronze na prova de maratonas aquáticas em Angola na categoria Infantil. Já Windson Pionório sagrou-se no Campeonato Pacífico campeão nas provas dos 200 metros nado livre, 400 metros nado livre e revezamento 4 x 100 livre, ambos na categoria juvenil. Além disso, ele foi prata na prova dos 400 metros nado livre valendo pela categoria – Absoluto – e quebrou um recorde do campeonato na prova dos 200 nado livre que era 1’58”13 e estabelecendo uma nova marca para a prova de 1’57”83. O nadador ainda foi eleito o melhor atleta da categoria na competição e recebeu um troféu como premiação.


Aluno é destaque em evento nacional de Karatê
O estudante do 7º ano A do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), Mateus Teixerense, participou com destaque do Campeonato Brasileiro de Karate 2014. O evento foi realizado em Brasília-DF e é organizado pela Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI). Ele ficou em quinto lugar na modalidade Kumite, na categoria individual – Infantil A (12-13 anos). O aluno pratica essa modalidade esportiva na escola e integra a equipe de atletas Salesianos/BA.


Salesianos segue invicto no Baiano de basquete 
As equipes masculinas de basquete categorias sub 15 e sub 17 do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) foram destaques no Campeonato Baiano de Basquete. A equipe sub 17 venceu a partida contra o CEPE, na quarta-feira (22/10), com o placar de 77X43. Já a sub 15, também saiu campeã, derrotando o Colégio Módulo, na quinta-feira (23/10), com o placar de 75X24. Os jogos foram realizados no Ginásio Esportivo Dom Bosco, Nazaré. O time masculino sub 17 segue invicto para a próxima partida, no dia 01/11, às 13h, em Nazaré. Dessa vez, o adversário será a Seleção de Camaçari. A competição é organizada pela Federação Baiana de Basketball (FBB).

Futsal feminino segue invicto
A equipe feminina de futsal juvenil do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) participou no sábado (25/10) dos Jogos Amistosos. A equipe venceu o Colégio Vitória-Régia com o placar de 4X1. A equipe infantil também participou do amistoso e empatou por 1X1 com o Colégio Vitória Régia. Os jogos aconteceram no Ginásio Esportivo Dom Bosco, em Nazaré. A técnica das equipes é a educadora, Priscila Souza.


Por Gigliola Sena 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0