PARNAMIRIM // Mostra Científico Cultural 2014: por uma escola sustentável

Realizada na última sexta-feira (25), a 6ª Mostra Científico Cultural do Salesiano Dom Bosco trouxe o tema sustentabilidade. Os grupos selecionados apresentaram sugestões para melhorar a relação entre o homem e o meio ambiente, inovações e produções sobre temas relacionados ao assunto. Além de ser uma vitrine para os trabalhos interdisciplinares realizados pelos alunos, a Mostra Científico Cultural tem o objetivo de difundir o conhecimento adquirido em sala de aula e complementado através da prática, para toda a comunidade.

                As turmas dos 1ºs anos produziram brinquedos, mostraram as etapas para a produção de papel reciclável e como funciona uma composteira. Já os segundos anos trouxeram o tema “Fazendo a sua parte com pequenos e grandes gestos”, com soluções para melhor aproveitamento dos recursos existentes no meio ambiente. O stand dos 3ºs anos trouxemúsica e teatro de fantoches. Os alunos confeccionaram instrumentos com materiais recicláveis, produziram paródias, textos instrucionais e apresentaram a biografia de cantores que interpretaram músicas ecológicas. Os alunos dos 4ºs anos fizeram um almanaque voltado para o tema, com biografias, autobiografias, letras de músicas e receitas sustentáveis. Já os 5ºs anos embasaram os trabalhos nos 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar.

                Os alunos dos 6ºs anos reproduziram uma horta orgânica suspensa. Eles detalharam todas as etapas do processo, mostrando a relação entre sustentabilidade e saúde.
                Os demais trabalhos elaborados pelas turmas do Fundamental II abordaram os seguintes temas: fontes de energia, saneamento básico, produção de lixo e urbanização. Os 6ºs, 7ºs e 8º anos realizam oficinas de jardinagem. Os visitantes puderam plantar mudas e adubar plantas com material feito através da compostagem.

                MODA E SUSTENTABILIDADE
                Os alunos do 8º ano produziram vestidos sustentáveis, com a base em TNT (tecido com baixo impacto ambiental) e materiais recicláveis. Para a confecção das roupas, eles utilizaram copos descartáveis, filtros de café, papelão, papel de panfletos, cartas  de baralho, páginas de jornal, revista e muita criatividade. O resultado do trabalho chamou a atenção dos visitantes.
               
                ENSAIO ABERTO
                O grupo de teatro do Salesiano Dom Bosco também marcou presença na Mostra Científico Cultural. O professor Borges Potyguar realizou um ensaio aberto ao público, no auditório da escola. Os alunos ensaiaram cenas do espetáculo O Sítio do Picapau Amarelo e foram avaliados pela plateia, que teve a oportunidade de dar sugestões e opiniões para melhorar o desempenho  dos alunos-atores.

                BRINCADEIRAS

                O pátio da escola virou um espaço para brincadeiras bem diferentes. A equipe de educação física garantiu a diversão de pais e alunos, com brinquedos confeccionados totalmente por materiais reciclados. Pé de lata, caçapa Ball, damas e vai-vem foram algumas das atrações do espaço.

Comentários

  1. Excelente forma de avaliar o conteúdo aprendido em sala de aula. Estimula a participação dos alunos no desenvolvimento da criatividade. Momento ótimo de encontro da família e a escola. Amo muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0