Comunicação Salesiana realiza Encontro Continental

De 28 de setembro a 1° de outubro de 2014 realizou-se o Encontro Continental de Delegados Inspetoriais para a Comunicação Social (CS), no Centro de Espiritualidade São Patrício, em Quito, no Equador.
A reunião teve como principais objetivos: “dar prioridade e atitude de comunicação aos Projetos Inspetoriais de CS neste sexênio; conhecer a nova organização das áreas do Sistema Salesiano de Comunicação Social derivada do Projeto do Sexênio do Reitor-Mor e seu Conselho, a partir do CG27; avaliar as melhores práticas de comunicação social em cada Inspetoria e colaborar com propostas para enfrentar os grandes desafios; conscientizar-se dos valores e dos desafios das redes sociais para a educação e a evangelização dos jovens”.
O Encontro começou na manhã do domingo, 28 de setembro. O P. Filiberto González,Conselheiro Geral para a Comunicação Social, deu as boas-vindas de acolhida a todos os presentes e coordenou os trabalhos do dia. Foi feita a apresentação do Projeto do Sexênio e a coordenação dos setores e das regiões, com enfoque ao novo modelo do Sistema Salesiano de Comunicação Social, com o re-posicionamento da formação,  e  inclusão de forma mais oficial do cuidado com os bens artísticos e culturais e  do fomento à  arte e à cultura.
Na tarde,  cada representante apresentou um pouco da sua realidade acerca da “Comunicação do Bicentenário e do CG27”, relatando as melhores práticas sobre o Tema e os principais desafios encontrados. 
A segunda-feira, 29, começou com a apresentação do tema “UPS: Avanço e limites das redes sociais para a educação e a evangelização dos jovens”, a cargo de Milton Cerda, docente da Unidade de Educação Virtual, da Universidade Profissional Salesiana (UPS, Equador).
Após o intervalo, foi a vez do Brasil partilhar sua experiência de trabalho em Rede com o planejamaneto e implementação do material Didático Digital e com o Boletim Salesiano. Este último mereceu mais destaque e muitas perguntas e reflexões foram suscitadas. No continente americano  foi o Boletim que mais avançou na presença no mundo digital, tanto em conceito como em formatos e acessibilidade.
Na tarde do mesmo dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a gráfica “La Kennedy” e assistiram à uma apresentação dos principais produtos lançados pelo Grupo Salesiano de Comunicação Social, localizado num dos principais bairros de Quito. Ali foi possível conhecer a estrutura de produção dos materiais audiovisuais (Audiovisuales Don Bosco), a livraria e a editora. Já ao final, ainda foi possível participar do lançamento  da coleção de livros sobre os missionários salesianos. da coleção de livros sobre os missionários salesianos, com exibição do vídeo sobre a presença salesiana no Equador. Neste dia, o jantar foi na Universidade Politécnica Salesiana (UPS), ao lado do Centro de Formação em Salesianidade, integrados no mesmo complexo da presença na capital equatoriana.
Terça-feira, 30, foi feita uma visita à comunidade salesiana de Cayambe, para conhecer a experiência universitária “Radio Mensaje” e também um pouco de toda complexa obra salesiana, onde os salesianos foram e são colaboradores diretos no desenvolvimento local da comunidade de Cayambe e cidades vizinhas. Pôde-se também visitar as cidades de Otavalo e Ibarra e, de noite, relatar acerca de subsídios produzidos em cada uma das Inspetorias.
No dia seguinte, último do encontro, trataram-se os seguintes temas: "Códigos de comportamento para a participação dos salesianos e seus colaboradores das redes sociais: perspectiva educativa, evangelizadora, institucional”. Além disso,  fizeram-se trabalhos de grupo para a atualização das linhas guias em relação à Comunicação Social, linhas que devem ser levadas em consideração nos próximo Projeto Inspetorial.
Durante todo o encontro, com partilha de materiais produzidos, necessidades, desafios e fortalezas, foram fortalecidas as possibilidades de trabalho em Rede. E também já começaram a ser pensadas e postas em prática possibilidades concretas de cooperação mútua, desde partilha de projetos, subsídios temáticos a desenhos para artes até a cessão de direitos para utilização de músicas e republicação de materiais, num clima de muita fraternidade e amizade com o “estilo salesiano”. També mfoi oportunidade de conhecer o trabalho salesiano no campo da comunicação social no Equador, referência não só para a América, mas para o mundo salesiano. 
Do encontro participaram os Delegados dos Estados Unidos Oeste, México-México, México-Guadalajara, Antilhas (Cuba),Centro-América,Colômbia – Bogotá, Chile,Uruguai, Argentina (Norte e Sul) ­Peru, Equador e Brasil (Belo Horizonte, Manaus, Recife, São Paulo,Campo Grande,Porto Alegre), além de alguns membros das equipes inspetoriais  de Comunicação do Equador, Peru e México.  

            O próximo encontro continental está previsto para 2016. Próximo ano o encontro de delegados de comunicação ocorrerá por regiões (Cone-sul e Interamérica).  


Por: Tatiana Campelo e Jakeline Lira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0