Dia da Poesia nas Escolas Salesianas

No último dia 14 de março foi comemorado o Dia Nacional da Poesia. A maioria de nossas escolas salesianas desenvolveram atividades especiais par estimular a gosto por este gênero literário e ampliar as possibilidades de comunicação e expressão. Confira alguns relatos que chegaram


Colégio Dom Bosco - Parnamirim(RN): Dia da Poesia é comemorado com produção de poemas
O Dia Nacional da Poesia foi comemorado de uma forma especial na Biblioteca Domingos Sávio, do Colégio Salesiano Dom Bosco. Para envolver e inspirar os alunos, a equipe da biblioteca preparou uma apresentação sobre poesia, ressaltando a história de Castro Alves, principal homenageado do dia. Durante a ação, realizada no cantinho da leitura da biblioteca, os alunos dos 4ºs anos recitaram e aprenderam as principais características do gênero textual.

O ponto alto da aula foi a produção de poemas. Os alunos soltaram a imaginação e produziram textos para compor o poemeiro. As poesias criadas por eles foram expostas no pátio do Colégio nesta sexta-feira (14).
Por: Marcela Mendes

Colégio Salesiano do Salvador (BA): Varal da poesia


Para celebrar o dia nacional da poesia, o colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) organizou um “varal de poesia”. No pátio da escola, os alunos de forma criativa penduraram versos, estrofes, partes de poemas criados por eles próprios ou de sua preferência. A iniciativa contou com a participação dos alunos do ensino fundamental 2, sob a supervisão da professora Cristiane Rosa e marou o dia 14 de março.
Por: Gigliola Sena 

Colégio São José - Natal (RN): Crianças celebram o Dia da Poesia

Rimas, estrofes, versos... Palavras que fazem parte de um gênero textual peculiar, a poesia. Celebrado em 14 de março, o Dia da Poesia foi lembrado de forma especial pelas crianças dos 2ºs anos do Fundamental I do colégio Salesiano São José com a culminância do projeto “Poesia em voz alta”.

Orientados pelas professoras, os alunos pesquisaram sobre diversos autores da literatura infantil e escolheram o texto que mais os agradou. Reunidos no pátio do colégio, os leitores mirins recitaram poesias, leram histórias para os amigos e conversaram sobre esse gênero textual tão especial.

Por: Cileide Ciqueira

Escola Padre Rinaldi - Carpina


“Divertimento, instrução, forma”. Segundo Dom Bosco, os três ingredientes que o teatro, quando utilizado como meio de educação juvenil, deve necessariamente possuir.
Diante dessa pedagogia tão importante para nossos jovens, realizamos no dia 14 de março nossa primeira aula de campo com os alunos do 1º ano do ensino médio, com o seguinte roteiro: cinema, com o filme “300 – A Ascenção de um Império”; Igreja Madre de Deus, ao lado do Paço da Alfândega; exposição de fotografias de Gustavo Maia, no Caixa Cultural Recife; Livraria Cultura; e por fim, uma parada na lanchonete Habib’s, para festejar o dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0