Campanha da Fraternidade é trabalhada nas escolas salesianas


Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Lançada todosos anos na quarta-feira de cinzas e trabalhada especialmente no período da quaresma, a CF-2014 tem como objetivo geral identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
Além das paróquias, nossas escolas salesianas, como sempre, também estão atentas e articuladas com a Igreja do Brasil e já começaram a desenvolver momentos formativos de sensibilização com seus colaboradores e alunos. Todas elas incluem a CF no seu calendário pastoral e pedagógico. Vejamos aqui algumas notícias.


Salesiano  Dom Bosco – Salvador (Paralela)
A Campanha da Fraternidade 2014 começou ativamente no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). No dia 13 de março aconteceu a sensibilização envolvendo os alunos do Fundamental I e II e Ensino Médio. Na ocasião, aconteceram palestras com o coordenador da Pastoral, Padre Anderson Alvelino, em horários diferentes para turmas diferentes. Este ano o tema da Campanha é “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Salesiano São José - Natal
Em comunhão com a Igreja Católica, o Colégio Salesiano São José viverá de modo especial a Campanha da Fraternidade 2014. Com o tema "Fraternidade e tráfico humano" e o lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1), a CF 2014 quer contribuir na identificação das práticas do tráfico humano em suas várias formas, buscando despertar a sensibilidade das pessoas em suas diversas formas.
Nas aulas da disciplina de ensino religioso, os alunos do Ensino Fundamental II estão assistindo o vídeo oficial da campanha, onde são colocadas as realidades dos diversos tipos de tráfico, como o escravo, de abuso sexual, de adoção ilegal de crianças e de órgãos humanos. Após o vídeo os alunos estão sendo convidados a assinarem no mural produzindo no colégio que simboliza o ato contrário a escravidão nos dias atuais, favorecendo assim a prática da liberdade.
A continuidade do projeto se dará com a elaboração de trabalhos, onde os alunos pesquisarão e se aprofundarão sobre o tema, finalizando com apresentações e exposições do material no pátio do colégio.


Salesiano  Dom Bosco - Parnamirim (RN)
 “Dos direitos fundamentais do homem, a liberdade é tudo”. A frase do discurso de Roberto Lima de Souza, professor potiguar autor do hino da Campanha da Fraternidade ressalta a importância do tema tratado em 2014. Roberto Lima foi um dos participantes da abertura da Campanha da Fraternidade, realizada nesta sexta-feira, no auditório do Colégio. O evento teve como objetivo promover o engajamento dos alunos e da comunidade educativa no enfretamento do tráfico humano, proposto pela CF 2014.
Alunos do ensino fundamental e médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a campanha promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sobre a realidade do tráfico de pessoas no Brasil e no mundo. Durante a palestra do convidado Heráclito Noé, professor universitário de Direito e delegado da Polícia Civil do RN, os estudantes receberam informações importantes sobre este tipo de crime. As causas, situações de risco, prevenção e as finalidades do tráfico foram assuntos discutidos durante a palestra.

Colégio Salesiano  Sagrado Coração - Recife
Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2014, no último dia 11/03, o professor de Ensino Religioso, Francisco Bezerra, organizou, no Auditório João Paulo II, um Aulão para os 8ºs e 9ºs anos do Colégio Salesiano Recife sobre Tráfico Humano. Para levantar dados e propor reflexões, o momento também contou com a presença do professor Daniel Senna, de Biologia, e o coordenador de Comunicação, jornalista Elton di Assis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0