RECIFE// Tráfico Humano é pauta de Aulão

Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2014, no último dia 11/03, o professor de Ensino Religioso, Francisco Bezerra, organizou, no Auditório João Paulo II, um Aulão para os 8ºs e 9ºs anos do Colégio Salesiano Recife sobre Tráfico Humano. Para levantar dados e propor reflexões, o momento também contou com a presença do professor Daniel Senna, de Biologia, e o coordenador de Comunicação, jornalista Elton di Assis.

O Aulão iniciou com uma montagem teatral organizada por alguns jovens participantes da Pastoral, trazendo uma visão lúdica (com pitadas de humor) sobre o tema e seguiu com a fala do professor Francisco conversando sobre o trabalho escravo e as possibilidades do tráfico de seres humano (trabalho escravo, prostituição, órgãos etc). O professor também trouxe um caso pessoal de tráfico de crianças para adoção. Na sequência, o professor Daniel, conversou com os alunos sobre os efeitos biológicos no corpo humano de um indivíduo que se expõe à violência do trabalho escravo. 

No terceiro momento, o jornalista Elton debateu sobre a postura e abertura da mídia para relatar casos de tráfico humano que envolvem a cidade do Recife e também trouxe um caso próximo de tráfico que resultou em violência e prostituição escrava.

Para finalizar, o professor Francisco chamou a atenção dos alunos para encontrar na Bíblia casos que envolve o conceito de tráfico humano que o Livro Sagrado relata.

Debate Continuado
Para dar continuidade ao tema, o professor Francisco também exibiu posteriormente em sala de aula o documentário “Tráfico de Pessoas – Uma Lenda Urbana Real”, que debate os conceitos e políticas públicas sobre o Tráfico Humano nas questões que tangem o a migração de brasileiros para o exterior para adoção, roubo de órgãos, prostituição de mulheres e homossexuais, trabalhos escravo em fábricas.



Da Coordenação de Comunicação do Salesiano Recife - Colégio e Faculdade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0