ENEM: Escolas salesianas fazem a diferença

Todas as escolas que oferecem Ensino Médio preparam sempre um calendário anual diferenciado aos concluintes, em especial focado no ENEM, exame que dá acesso às principais univerdades de todo país. Na Rede Salesiana não é diferente.
No entanto, além da preocupação cognitiva, aumentos de carga-horária e ações voltadas diretamente aos estudos, nossas escolas se preocupam com o jovem de forma integral. Quase todas desenvolveram acompanhamento junto a setores de orientação vocacional, psicologia e pastoral, que se intensificaram mais na reta final, mas vem sendo desenvolvidas desde o início do ano.  As escolas de Salvador e Natal, por exemplo, realizaram no dia 04 de novembro, véspera do exame, manhãs de relaxamento e oração.

Também a reflexão foi pautada para além das aulas de filosofia e sociologia. E o tema escolhido para redação do exame – “"Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”   -  foi uma grata surpresa a educadores e alunos da rede. Dentro da própria proposta pedagógica, esta  temática vem sendo abordada e debatida com constância e neste ano não foi diferente.  O professor e Salesiano George Mello, do Salesiano Carpina, comentou: “o tema da redação do ENEM veio para dar um beijo em todos o que trabalham um Ensino Religioso sério e necessário para o diálogo social”. O Professor Francisco Bezerra, do Salesiano Recife, também comemorou: “sei que todos os estudantes que passaram por mim, viram essa temática com muita profundidade. Sei que os estudantes salesianos de Recife possivelmente ‘darão show’ nessa temática. Trabalhamos muito e debatemos muito sobre isso, inclusive com projetos concretos, visitas a espaços religiosos diversos para justamente refletirmos e percebermos a importância do respeito e da tolerância de qualquer expressão religiosa.

Conteúdos abertos: também as páginas das redes sociais das escolas publicaram vídeos  com professores e dicas abertas a todos que acessassem, colaborando assim com a preparação não só de alunos, mas de quem quisesse  e precisasse, um serviço prestado a todos feito com muito empenho pelas equipes pedagógicas e de Comunicação. Destacamos os Salesianos Recife, Carpina e Salvador neste quesito.


Vejamos aqui os relatos resumidos de algumas escolas sobre o que desenvolveram:

ARACAJU

A preparação para a prova do ENEM para os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora iniciou-se há muito tempo, porém, as ações foram intensificadas nos últimos meses.
O Simula ENEM foi uma ação que visou apresentar a própria prova do ENEM, onde os mesmos precisam ter atenção no gerenciamento do tempo disponível a ser utilizado durante a prova. A ação obteve ótimos resultados e os alunos se sentiram mais confiantes e estarão mais preparados.
Aliado a toda preparação em sala de aula com revisões, provas e simulados, aconteceu o Projeto “Profissão: e aí, já escolheu a sua?” que trouxe profissionais para falarem sobre suas áreas e esclarecerem dúvidas dos nossos alunos, como por exemplo: Médico, Professor, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoáudiologo. Como um grande auxílio para os nossos alunos, tivemos também uma palestra com Cynthia Faro, doutora em Biotecnologia, que fez abordagens quanto às estratégias de estudo, visão positiva quanto ao conteúdo estudado, técnicas de memorização, eliminação de auto sabotadores (o famoso branco na hora da prova) e técnicas de administração da ansiedade nos momentos de prova.


Durante esses últimos dias, antes da prova, nossos alunos terão momentos de descontração, pois corpo e mente precisam estar relaxados para o grande momento.



SALVADOR



Salesiano preparado para ENEM
A intensa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Salesiano não para. A preparação começa cedo, a partir do 9º ano do ensino fundamental os simulados específicos já entram na rotina dos alunos, nesse período, eles são motivados a fazerem o concurso para ganharam experiência. E são muitos que fazem, só neste ano, a estimativa é que pelo menos 30 alunos do 9º ano realize o ENEM.

Simuladões. Já os estudantes da 3ª série do Ensino Médio fazem dois simuladões. Segundo a coordenadora do ensino médio de Nazaré, Ana Bandeira, o “objetivo pedagógico da iniciativa é oportunizar aos educandos a realidade de aplicação da prova”. Estrutura das questões, horários, fiscalização e todo tipo de situação são vivenciadas de forma preparatória pelos alunos. A prova envolve questão das áreas de conhecimento das Linguagens, Matemática e seus Códigos, Ciências Humanas e Ciências Naturais, além da redação. Os portões da escola abrem às 11h e fecham às 12h, nos dois dias, no sábado a prova começou as 12h30mim e foi até 17h, já no domingo, das 12h30mim às 18h.

Aulões. Como forma de preparação para o ENEM e vestibulares, o “aulão” tem como objetivo pedagógico relacionar informações e contextualizar. Na ocasião, os estudantes fazem uma revisão dos principais conteúdos cobrados no exame de forma lúdica e interativa, em forma de “aula show”, no teatro de cada unidade.

Monitoria. durante o ano letivo, alguns estudantes se dedicam a auxiliarem os colegas nas disciplinas nas quais possuem melhor desempenho, auxiliados por um professor.

SOE. O Serviço de Orientação Educacional da 3ª série do EM, durante todo o último ano do ensino médio, proporciona diferentes atividades psicossociais para ajudar aos alunos no discernimento vocacional e equilíbrio emocional para a dura jornada de dois dias intensos de provas.

Postagem preparativa com dias:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0