Escolas Salesianas agora terão a Plataforma Adaptativa Edebê
Em colaboração com Educadores e alunos, a plataforma é totalmente integrada ao material didático da Rede Salesiana e oferece muitas possibilidades para melhor aprendizagem
Já está disponível a
Plataforma de Aprendizagem Adaptativa da Editora Edebê. Elaborado com ampla
participação de diretores, coordenadores, orientadores e alunos da Rede
Salesiana de Escolas, o projeto ajudará estudantes do ensino médio, bem como
seus educadores e pais, no processo de aprendizagem e gestão pedagógica.
A Plataforma engloba
ferramentas sob medida para cada aluno construir o seu conhecimento; um
ambiente diagnóstico para aprimorar o trabalho docente; uma área especial para
os pais e responsáveis acompanharem o desempenho dos seus filhos, entre outros
recursos diferenciados.
“O objetivo é oferecer
para as escolas que utilizam o Material Didático Digital (MDD) uma plataforma
adaptativa de ensino e aprendizagem que possibilita aos alunos potencializar a
proficiência nas áreas do conhecimento e otimizar o resultado do ENEM e em
outros processos seletivos para ingresso no ensino superior”, explica Edevaldo
Siqueira Gaudêncio, coordenador de inovação e produtos digitais da Editora
Edebê.
A plataforma também
oferece às escolas a possibilidade de criar avaliações diagnósticas quanto a
conteúdos e habilidades e a ampliação do processo de ensino e aprendizagem para
além dos ambientes da sala de aula.
Simulado
diagnóstico e plano de estudos personalizado
Com a Edebê Adaptativa,
os alunos do ensino médio terão a oportunidade de fazer um simulado diagnóstico
nos moldes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O simulado identificará as
potencialidades e lacunas de aprendizagem do aluno e traçará um plano de
estudos personalizado para que cada estudante possa aprimorar seus
conhecimentos e habilidades. A plataforma atende aos critérios de uma
avaliação diagnóstica individualizada que permite “avaliar a aprendizagem de
diferentes alunos, levando em consideração suas múltiplas competências e formas
de aprender, além de seu engajamento”, conforme indica o Marco Referencial da
RSE.
A disponibilização de
questões, simulados e avaliações diagnósticas ocorrem de três formas: No
primeiro acesso do aluno, através de uma avaliação diagnóstica geral, em
simulados agendados pela escola (diretores e coordenadores) e em questões
recomendadas pelo sistema para avaliar a aprendizagem do aluno ao término de um
plano de estudo.
Os professores e os
gestores podem acompanhar on-line e em tempo real o engajamento e a evolução de
todos os seus alunos, tomando conhecimento das deficiências e proficiências de
cada grupo específico. O acompanhamento se dá através de relatórios disponibilizados
para os alunos e outros específicos para gestores e educadores, com informações
mais abrangentes do desempenho das turmas.
Os alunos contam ainda com um simulador de aprovação nas principais universidades públicas do país.
Envolvimento
de alunos e educadores da RSE
A fase de homologação
do projeto integrou educadores e alunos de quinze unidades da RSE de vários
estados do Brasil: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito
Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Rondônia.
O retorno sobre o projeto, que foi construído coletivamente, com o apoio das
escolas, tem sido muito positivo.
Uma das escolas
participantes da fase de testes foi o Colégio Dom Bosco de Manaus-AM, que
colaborou ativamente para o aperfeiçoamento da Edebê Adaptativa, enviando à
Edebê, ao final dos pilotos, feedbacks de alunos, educadores e gestores sobre o
uso da ferramenta. Para a escola, como afirma a diretora pedagógica do colégio,
Sandra Elaine Correa, o projeto vem para agregar qualidade ao ensino salesiano.
“Em uma escola salesiana, ouvimos sempre falar sobre o protagonismo dos jovens.
A Edebê Adaptativa faz com que esse protagonismo seja vivenciado. É o
protagonismo na prática. Os alunos passam a ser responsáveis pela construção de
seu conhecimento. Os relatórios, trazendo o desempenho dos alunos e o
desempenho por área, passam a ser um termômetro. Com a plataforma, podemos
fazer, verificar e planejar como vamos trabalhar em relação às dificuldades que
estão sendo encontradas pelos alunos”, explica Sandra.
Outro colégio que
testou a plataforma foi o Colégio Castelo (INSG) de Rio das Ostras-RJ. A Equipe
da escola aprovou a iniciativa e destacou que “trata-se de um projeto muito
importante para a preparação no ENEM e para o crescimento acadêmico do aluno,
além de configurar-se como excelente termômetro para a melhoria de
conteúdos”.
Leonardo Matos, do
Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju-SE, um dos
educadores que integram a equipe da editora que desenvolve questões e conteúdos
para o Projeto Edebê Adaptativa, afirma que para desenvolver os conteúdos será
necessário estar sempre interligado e interagindo com os novos desafios da
educação contemporânea: “Antigamente, o processo de preparação das seletivas
tradicionais tinha dicas bem ‘engessadinhas’, que ajudavam alunos a responder
questões e a decorar conteúdos, agora a gente precisa ensinar os alunos a
interpretar as questões. É a aprendizagem muito mais significativa”,
ressalta.
Acesso
liberado para as escolas
A plataforma é
fornecida gratuitamente para as escolas que utilizam o MDD, com acesso liberado
para todos os alunos e educadores do ensino médio. Não é necessário fazer
nenhum cadastro, já que ela funciona integrada ao portal da Edebê
(portal.edebe.com.br).
“Desenhamos a
plataforma para que seja a mais autônoma possível para o diagnóstico dos alunos.
Logo, não é necessário fazer nenhum agendamento do simulado diagnóstico”,
afirma Edevaldo.
Fonte:
Rede Salesiana de Escolas.
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