21 anos de espiritualidade e alegria: Festival da Juventude Salesiana reúne jovens de toda região nordeste


Neste final de semana, de 11 a 13 de novembro, uma média de  1000 jovens de todo nordeste estiveram em Recife, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, para vivenciar o Festival da Juventude Salesiana. O evento, que é organizado pelo Articulação da Juventude Salesiana do nordeste e pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, acontece já há 21 anos consecutivos e é um momento de reunião e partilha de jovens participantes de grupos juvenis diversos, não apenas de escolas salesianas, mas também de obras sociais e paróquias. Este ano, pela primeira vez, tivemos a participação de de 8 estados da região, com a vinda de  uma delegação do Teresina – Piauí, onde as Irmãs Salesianas abriram uma comunidade este ano e com a participação de Salvador, Bahia, que não havia participado oficialmente do evento nos últimos anos.

Preparação e abertura
O Festival é fruto de um grande esforço de toda Inspetoria Salesiana do Nordeste, em especial da equipe inspetorial de Pastoral Juvenil, que agrega os delegados da Animação Vocacional e da Comunicação Social, formandos salesianos, assessores da AJS e colaboradores. Também o Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que vem sendo fortalecido nos últimos anos, assume com muita responsabilidade a sua organização. A preparação é realizada o ano inteiro, mas é na segunda reunião do Conselho da AJS, realizada em agosto, que são escolhidas quase todas as pessoas de referência.  Pe. Nivaldo Pessinatti, inspetor, que participou pela primeira vez ano passado, ainda como apenas inspetor nomeado, explica que desta vez teve uma percepção mais aprimorada:  “ este ano, já conhecendo melhor os salesianos, conhecendo melhor principalmente as comunidades salesianas, onde essas simpatias de jovens, vivem, atuam, se articulam, certamente foi experiência muito mais enriquecedora.” E complementou: Este festival representa exatamente o resultado de uma caminhada feita pelos jovens, coordenadores, comunidades, comunidade eclesial, feito a partir de uma escolha vocacional...é realmente o coroamento de uma caminhada espriritual e eclesial que merece todo carinho, todo respeito e toda admiração, ele representa a “colheita”, uma coletânea de todo um trabalho feito durante um ano.

A abertura oficial da 21ª edição do Festival da Juventude Salesiana começou com a animação da Banda Pegada Mix, integrante da delegação de Areia Branca/RN. Na sequência, o salesiano Daniel Brandão e a Ir. Elisângela motivaram e conduziram como apresentadores toda cerimônia. Explicaram o enfoque dado ao Jubileu da Misericórdia e da oportunidade dada no festival para reflexão sobre o amor infinito de Deus, inclusive oportunizando o sacramento da penitência dentro da programação.

Na Sequência, o Inspetor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Nivaldo Pessinatti, e a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Amélia Castro. Os delegados inspetoriais para Pastoral Juvenil, Ir. Raquiele Cassemiro e P. Eudes Barreto abriram oficialmente o evento e apresentam a equipe central que coordenou mais diretamente a organização do evento. Foi o momento também de agradecer e reconhecer todos que ajudaram direta e indiretamente a organizar e concretizar o evento, e de como todos foram comprometidos e necessários para esta realização. Este ano, a apresentação de abertura ficou ao encargo da delegação de Aracaju, que trouxe momentos da vida  e vocação de Dom Bosco e nosso compromisso com a construção de um mundo melhor.

Jubileu da Misericórdia
O enfoque dado este ano não poderia ser outro: a misericórdia. Assim, a Jornada Mundial da Juventude, realizada na Cracóvia em julho deste ano influenciou algumas novas ideias inseridas na programação, dentre elas a organização em grupos para realização das catequeses e o Pátio da Misericórdia.

Após a celebração Eucarística do sábado pela manhã, de acordo com as pulseiras credenciais divididas nas 5 cores dos cinco continentes, os jovens  formaram 5 grupos para as catequeses. Depois, todos se reuniram no Teatro Boa Vista para escutar um lindo testemunho e encerrar o momento.

Já na parte da Tarde do Sábado, além dos tradicionais palco externo e atividades livres, foi organizado um espaço para confissões, onde diversos padres salesianos se disponibilizaram a passar a tarde neste serviço. A procura pelo sacramento da penitência foi tanta que surpreendeu um pouco os próprios religiosos e equipe organizadora. A Irmã Rita Souza externou sobre este espaço, chamado Pátio da Misericórdia”: “Achei fundamental e a importância de favorecer aos nossos jovens um momento como este. Fiquei emocionada”.

Após o já famoso e esperado Festival de Teatro, realizado no sábado à noite, o momento da Adoração ao Santíssimo também ofereceu surpresas aos participantes, com um novo itinerário e realização de meditação como “Via-Sacra”. Já tradicional nas últimas 6 edições, apesar de acontecer numa hora já avançada, muitos participantes já externam este como um dos pontos altos do festival. É impressionante a concentração e a fé percebida no olhar e emoção dos jovens diante do Santíssimo Sacramento.

No domingo, a missa foi presidida pelo P. Ilmário Pinheiro, que, na perspectiva do Jubileu, na homilia testemunhou sua experiencia na JMJ.


Presença do Reitor-Mor em 2017
Avaliando o evento, no final da manhã de domingo, apesar do cansaço, o Pe. Eudes externou sua satisfação e alegria: “Eu estou superfeliz por tudo aquilo que nós vivenciamos nestes 3 dias de Festival . Os jovens deram um banho de salesianidade, de espiritualidade, de alegria e muito nos ajudaram a seguir cada vez mais Jesus Cristo.”
Também já sinalizou que o FJS do próximo ano será entre os dias 20 e 22 de outubro e contará com a presença do X Sucessor de Dom Bosco e Reitor-Mor dos Salesianos, P. Angél Fernandez Artime.



Cobertura Jovem
A cobertura oficial de todo evento foi feita pelos próprios jovens, especialmente os ligados a Articulação da Juventude Salesiana de Fortaleza e de Natal/ Gramoré. No entanto, alguns outros jovens de Recife e Caetés colaboraram.  No canal do Youtube da Equipe Suporte  e na Fan Page do Facebook é possível encontrar vídeos das transmissões ao vivo feitas nos principais momentos. Desta forma, foi possível que muitas pessoas pudessem acompanhar o evento mesmo estando longe geograficamente, como os nossos pós-noviços e estudantes de Teologia, que vivem no estado de São Paulo, e interagiram pelas redes sociais. Também o salesiano Wilker, que hoje está na Irlanda em preparação par sua missão na Bulgária, também pontuou sua audiência.


É possível consultar  Fotos, textos e vídeos no Blog da AJS Nordeste (www.ajsnordeste.blogspot.com) e nas Fan Pages do Facebook da Inspetoria Salesiana do Nordeste (http://www.facebook.com/sdbbre) , da AJS Nordeste (https://www.facebook.com/ajs.nordeste) e da Equipe Suporte de Comunicação (https://www.facebook.com/equipe.suporteESC) e AJS Fortaleza: https://www.facebook.com/ajs.fortaleza.1?fref=ts 


Jakeline Lira
(Entrevistas e depoimentos utilizados foram coletados pela AJS Fortaleza)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0