Coordenadoras de comunicação participam do V Global MIL Week em São Paulo
Rede Salesiana participa da V GLOBAL MIL WEEK
A Coordenadora
de Comunicação da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE), Jakeline
Lira, e a coordenadora de Comunicação das escolas salesianas de Salvador,
Gigliola Sena, participaram entre os dias 01 e 05 de novembro da V Global MIL
week, realizado pela primeira vez na América latina, na Universidade de São
Paulo – USP. O evento é organizado pela UNESCO e visou discutir e difundir o
conceito de MIL (Media and Information Literacy – Literacia Midiática e
informacional), com enfoque na sua importância estratégica e na urgência do
desenvolvimento de políticas públicas voltadas a este campo em todo mundo.
Participaram
mais de 300 pesquisadores e profissionais de diversos países envolvidos com
estudos e projetos relacionados a este Alfabetização (ou Literacia) Midiática e
informacional.
Alton Grizzle,
o especialista jamaicano que responde pelo programa da Media and
Information Literacy, da UNESCO, considera que há um grande desafio das
políticas e na importancia da transformação da educação pela MIL, como chave
para desenvolver novas competencias.
Reconhecendo que
MIL é um termo “guarda-chuva”, que inclui diversas linhas de pensamento, ele
explicou “os diferentes especialistas tem diferentes pontos de vista, diferentes
perspectivas, mas isto é bom, podemos encontrar um crescimento comum. Promover
esta iniciativa global, encontrar motivações comuns para
causas comuns, visando uma mudança global na educação, sintonizada com a
mudança global na forma de como os jovens pensam, ou melhor, de como os cidadãos pensam.”
Em entrevista a ABPEducom
(Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação),
acrescentou: “O crescimento tecnológico transformou o que nós conhecemos por
educação e literacia. Não podemos focar apenas em ler, escrever e educar, nós
precisamos conhecer e construir novas competências, e estas competências estão
em torno do que a UNESCO chama de MIL”. Alton em suas falas e entrevistas no Brasil,
também citou a Educomunicação e
reconheceu que na essência os objetivos e perspectivas são basicamente os
mesmos.
Na programação
do evento incluía o VI Media and Information Literacy and Intercultural
Dialogue Conference – MILID Conference e a Primeira Assembleia Geral da Aliança
Global de Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (Global Alliance
for Partnerships on Media and Information Literacy – GAPMIL).
Segundo Carolyn
Wilson presidente do Comitê Interino Internacional do GAPMIL e docente da Western University, do Canadá, “esta conferência também nos oferece, com responsabilidade, pensar
criticamente sobre o propósito da MIL e em que tipo de sociedade queremos
viver. Estamos aqui para aproveitar a oportunidade que a UNESCO proporcionou.”
Também foi
integrado à programação geral da Global MIL Week o VII Encontro Brasileiro de
Educomunicação, onde Gigliola apresentou em um dos grupos de discussão o
projeto de Jovens Comunicadores das escolas salesianas da capital baiana.
Também foi possível representar a Rede Salesiana na Reunião de Pesquisadores e
Promotores Latino-americanos em Educomunicação.
De acordo com
Gigliola Sena, “foi uma importante oportunidade para compartilhar nossa
experiência com projetos, iniciativas criativas e protagonismo juvenil por meio
da educomunicação. Nosso projeto 'Jovens Comunicadores' agora se tornou
conhecido por entidades públicas e privadas do mundo e compõe uma expressiva
vivência de como pensar, criticar e analisar a mídia com os jovens, a partir de
uma forma simples de produção de conteúdo educomunicativo, certamente,
importante para a formação da juventude do terceiro milênio”.
A Inspetoria
Salesiana do Nordeste do Brasil, inspirada nos documentos salesianso e nas
conclusões e diretrizes do III ESA (Escola Salesiana América), desde 2011
incluiu oficialmente no seu planejamento inspetorial de comunicação, em sinergia com a Pastoral
Juvenil, o fomento da discussão e aprofundamento na interface entre os campos
da Educação e Comunicação, além do desenvolvimento prático de vários projetos e
de apoio a iniciativas, como a das escolas salesianas de Salvador.
Por: Jakeline Lira
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