Realizado o 31º Nordestão Salesiano




Entre os dias 27 de junho e 01 de julho mais de 1000 estudantes atletas das escolas salesianas da região nordeste do Brasil participam da a 31ª edição do Nordestão Salesiano. O evento este ano aconteceu em Recife e se destacou mais uma vez por promover a integração entre os alunos, incentivando, assim, o esporte e a solidariedade, além de revelar talentos. O tema este ano, inspirado na Estreia do Reitor-Mor, é: “Na vida, como no esporte, uma força brota e o espírito une”.
O Nordestão Salesiano é uma ação conjunta dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora e recebeu o apoio da Rede Salesiana Brasil para sua realização.
Os três colégios Salesianos da cidade – Sagrado Coração, Auxiliadora e Madre Mazzarello – sediam as competições, juntamente com algumas outras entidades parceiras. Estão inscritas 15 escolas do Polo da Rede Salesiana de Escolas da região, além do Centro Educacional Dom Bosco, obra social salesiana localizada em Gramoré – Natal.
A cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 27, na Basílica Salesiana do Sagrado Coração e contou com a celebração eucarística presidida pelo Inspetor, P. Nivaldo Pessinatti e a presença de todos diretores e diretoras das escolas participantes. Logo após a missa, ainda na Basílica,  foram exibidos os vídeos  com as palavras do Reitor-Mor, P. Angel Fernandez e da Madre Yvonne Reungoat, gravados especificamente para o evento. A solenidade foi encerrada com  moment ocívico, a entrada da Bandeira Nacional e municipal,  o canto do hino nacional e o acendimento do fogo simbolizando o espírito olímpico.
Logo cedo na manhã do dia 28 se iniciaram as competições. As modalidades incluídas nesta edição do Nordestão são: Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Voleibol de praia, Xadrez, Ginastica Rítmica, Judô, Maratona Cultural e BadMinton.

Na tarde do dia 30 os atletas participaram de uma nova proposta chamada Pátio Cultural, com musica e interação.  Inspirado na pedagogia salesiana, a proposta é de fraternidade, alegria e intercâmbio cultural entre os participantes, promovendo uma oportunidade de que cada um conheça um pouco da cultura e particularidades das 8 cidades  e 5 estados onde estão situadas as 16 instituições participantes.  Antes, foi possível assistir  no Teatro Boa Vista, situado dentro do complexo que constitui o Salesiano-Recife, a lindas apresentações trazidas pelas delegações. 
 O evento tem site e página no Facebook, com fotos e vídeos de toda cobertura, que contou inclusive com a colaboração de dois jovens comunicadores do Colégio Salesiano. Também durante o evento, através destes veículos, foram publicados os boletins diários com resultados das competições de cada dia das diversas modalidades, organizados pelo coordenador esportivo do evento, Guilherme Negreiros, e toda sua equipe. 
Agradecimentos
P. Nonato Feitosa, diretor do Colégio Salesiano Recife e um dos coordenadores do evento, em nome da equipe, escreveu o agradecimento e pediu para publicá-lo na página oficial do evento, e aqui reproduzimos: Estamos concluindo o 31° Nordestão 2016, em Recife. Todos cansados fisicamente. Foi grande a movimentação. Muitas emoções, alegrias, jovialidade... unidos no pátio salesiano, no espírito oratoriano. As nossas casas do Recife: Sagrado Coração, Instituto Mazzarello e o Instituto Maria Auxiladora unidos nesta grande realização.
Ficamos muito felizes em recebê-los. A todos, nosso agradecimento. Vocês contribuíram para a grande beleza do Nordestão. Vivenciamos as dimensões que dão sentido ao evento: Pastoral, Esportivo e Cultural. Estamos todos mais enriquecidos. Que Dom Bosco, Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora intercedam junto de Deus por todos nós. Que nos encha de entusiasmo para continuar a nossa missão educativa, que acontece nos pátios da nossa vida.
Sinceramente, o nosso muito obrigado! Deus abençoe a todos! Bom retorno!"
As inspetorias Salesianas, dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, também agradecem o apoio e incentivo, incluindo um importante aporte financeiro, da Rede Salesiana Brasil, sem o qual, não teria sido possível consolidar de forma completa e satisfatória este grandioso evento. 
Ao final do evento, toda coordenação do  evento, incluindo alguns dioretores salesianos, fez reunião de avaliação e definiu a sede do Nordestão Salesiano em 2017, que será realizado em Aracaju.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0