Carpina: Escola Salesiana começa projeto educomunicativo

Rádio Recreio: Escola Salesiana de Carpina começa projeto educomunicativo


Nos últimos anos, a Inspetoria Salesiana do Nordeste, em consonância com a Rede Salesiana de Escolas e com os compromissos do III Escola Salesiana América (2009), vem estimulando  o desenvolvimento da educomunicação nas suas presenças na região. Já são cinco escolas com projetos em andamento e outras em fase de planejamento.  O mais novo foi iniciado em maio deste ano na Escola Salesiana Padre Rinaldi, localizada em Carpina (Pernambuco): A Rádio Recreio.

Equipe da Rádio Recreio
O projeto, como o próprio nome já diz, traz a dinâmica do rádio para os intervalos de aula dentro da escola, mas não é apenas isto.  Segundo Amilton Fontes,  responsável pela comunicação visual e marketing  do Salesiano-Carpina e agora também coordenador do projeto, a Rádio Recreio procura agregar experiência e interatividade para os alunos de forma contemporânea, integrando diversas plataformas.  Além disso, “O intuito é realizar atividades onde a equipe se envolva com eventos realizados no colégio, e consequentemente com a própria instituição, aproximando-nos da realidade juvenil, com olhares juvenis”,  complementa.

Para o P. Anderson Alvelino, diretor da escola e incentivador da Rádio Recreio, o projeto fomenta o diálogo e a aprendizagem,  “criando um ecossistema comunicativo e educativo, de forma que a gente se comunique, aprenda, partilhe ideias, ou discuta sobre algum tema”.

Desde 2015 a escola já pretendia desenvolver alguma iniciativa neste sentido.  O estudante Ítalo Gonçalves, explica como foram dados os primeiros passos: "tudo começou com uma cobertura, da iniciação científica, em 2015, com a produção de vídeos para divulgar o evento na escola". A proposta inicial foi da equipe pastoral e pedagógica, Além dele, outros dois jovens abraçaram a ideia e tiveram um ótimo desempenho em gravação, edição e apresentação de um programa.
Se percebeu o potencial existente, mas devido  a falta de tempo disponível tanto dos educadores como de toda comunidade educativa no final do ano letivo não foi possível um planejamento mais adequado sobre o que deveria ser feito.

No mês de abril a Inspetoria realizou o III Encontro de Jovens Comunicadores, voltado para representantes de grupos ou projetos juvenis ligados à Comunicação. Na ocasião,  o Salesiano Carpina enviou  Amilton Fontes juntamente com dois jovens que participaram  da cobertura jovem do ano anterior: o próprio  Ítalo e  a aluna Julia Bandeira,. O intercâmbio com outros educadores e jovens foi essencial para consolidação  da proposta: “Foi lá que onde surgiram as primeiras ideias de como funcionaria a Rádio Recreio, inclusive a origem do nome. Os pensamentos que tínhamos eram similares aos de projetos apresentados por outras escolas, o que facilitou a criação da programação”, pontuou Amilton e complementou: “voltamos com a certeza que o projeto iria finalmente acontecer, e fomos em busca de novos membros para formar a equipe. Não houve nenhum tipo de seleção por competências. Fizemos o convite não só o Ensino Médio, como também todos alunos a partir do 9º ano, por terem um pouco mais de independência para possíveis encontros.”

Esta é uma estratégia interessante e uma característica da maioria dos projetos desenvolvidos na Inspetoria: os participantes dos projetos educomunicativos não são indicados ou convocados a participação, é algo espontâneo. O importante é a escola ter uma proposta, Às vezes desenvolvida de forma dialogada com os próprios jovens, como foi o caso da Radio Recreio. A partir daí, aproximam-se e se comprometem aqueles que realmente sentem vontade de participar e estão dispostos a estarem na experiência associativa, pois existe  também ali uma vivência de grupo. É uma proposta pedagógico-pastoral.  
Para Julia, ser parte  de um projeto como este é muito bom, mas estar presente desde  a idealização e participar de algo que está começando é ainda melhor: "a Rádio Recreio entrou na minha vida, em formação,idealizada e a partir de uma folha de papel. Hoje, toma uma pequena parte da semana com planos para que ocupe meu último ano e aquilo que aprendi, o resto da minha carreira", explica.
  
Para a escola, fomentar o protagonismo juvenil  através da educomunicação também era algo importante.  Segundo Amilton e Ítalo, desde as primeiras reuniões para o primeiro programa,  todos tiveram participação nas decisões, desde a escolha da playlist até as matérias veiculadas. Uma das preocupações da equipe é informar e divertir, sem perder a descontração e a espontaneidade. 
Atualmente,  o programa é veiculado diariamente no horário do “recreio” e o grupo tem reuniões todas as segundas-feiras para decidir as músicas que serão tocadas durante a semana e fazer a pauta dos assuntos abordados e momento avaliativo,  para melhoria e desenvolvimento de novas ideias. Foi criado também um blog, com o áudio dos programas, além de conteúdos extras escolhidos e postados pelos participantes do projeto. No último dia 25 de junho,  inclusive foi veiculado o vídeo da cobertura oficial da Festa junina da Escola, feita pela equipe. "Em 1 mês de Rádio Recreio e do Blog, podemos perceber, como é importante a comunicação, divulgação, e como é prazeroso saber que diariamente diversas pessoas, sorriem ao escutar nossos programas. Enfim, só em saber que eu contribui com 1% do projeto é gratificante", confessa Ítalo.

A repercussão e a recepção de toda Comunidade educativa vem sendo muito boa. E a interação vem aumentando.  Como afirma o P. Anderson:  “É um espaço importante na escola para nós fazermos a experiência da comunicação, e é um caminho que não tem mais volta. Agora é seguir em frente em busca do crescimento, e quem sabe um dia não veremos um deles em algum grande veículo de comunicação”.


Por: Jakeline Lira  (com Amilton Fontes)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0