Carpina: Escola Salesiana começa projeto educomunicativo
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Recreio: Escola Salesiana de Carpina começa projeto educomunicativo
Nos últimos anos, a Inspetoria Salesiana do Nordeste, em consonância com a Rede Salesiana de Escolas e com os compromissos do III Escola Salesiana América (2009), vem estimulando o desenvolvimento da educomunicação nas suas presenças na região. Já são cinco escolas com projetos em andamento e outras em fase de planejamento. O mais novo foi iniciado em maio deste ano na Escola Salesiana Padre Rinaldi, localizada em Carpina (Pernambuco): A Rádio Recreio.
Equipe da Rádio Recreio |
Para o P. Anderson Alvelino, diretor da escola e
incentivador da Rádio Recreio, o projeto fomenta o diálogo e a aprendizagem, “criando um ecossistema comunicativo e
educativo, de forma que a gente se comunique, aprenda, partilhe ideias, ou
discuta sobre algum tema”.
Desde 2015 a escola já pretendia desenvolver alguma iniciativa neste sentido. O estudante Ítalo Gonçalves, explica como foram dados os primeiros passos: "tudo começou com uma cobertura, da iniciação científica, em 2015, com a produção de vídeos para divulgar o evento na escola". A proposta inicial foi da equipe pastoral e pedagógica, Além dele, outros dois jovens abraçaram a ideia e tiveram um ótimo desempenho em gravação, edição e apresentação de um programa.
Se percebeu o potencial existente, mas devido a falta de tempo disponível tanto dos educadores como de toda comunidade educativa no final do ano letivo não foi possível um planejamento mais adequado sobre o que deveria ser feito.
No mês de abril a Inspetoria realizou o III Encontro de
Jovens Comunicadores, voltado para representantes de grupos ou projetos juvenis
ligados à Comunicação. Na ocasião, o
Salesiano Carpina enviou Amilton Fontes
juntamente com dois jovens que participaram da cobertura jovem do ano anterior: o próprio Ítalo e a aluna Julia Bandeira,. O intercâmbio com outros educadores e jovens
foi essencial para consolidação da
proposta: “Foi lá que onde surgiram as primeiras ideias de como funcionaria a
Rádio Recreio, inclusive a origem do nome. Os pensamentos que tínhamos eram
similares aos de projetos apresentados por outras escolas, o que facilitou a
criação da programação”, pontuou Amilton e complementou: “voltamos com a
certeza que o projeto iria finalmente acontecer, e fomos em busca de novos
membros para formar a equipe. Não houve nenhum tipo de seleção por competências.
Fizemos o convite não só o Ensino Médio, como também todos alunos a partir do
9º ano, por terem um pouco mais de independência para possíveis encontros.”
Esta é uma estratégia interessante e uma característica da
maioria dos projetos desenvolvidos na Inspetoria: os participantes dos projetos
educomunicativos não são indicados ou convocados a participação, é algo
espontâneo. O importante é a escola ter uma proposta, Às vezes desenvolvida de
forma dialogada com os próprios jovens, como foi o caso da Radio Recreio. A
partir daí, aproximam-se e se comprometem aqueles que realmente sentem vontade
de participar e estão dispostos a estarem na experiência associativa, pois
existe também ali uma vivência de grupo. É uma proposta
pedagógico-pastoral.
Para Julia, ser parte de um projeto como este é muito
bom, mas estar presente desde a idealização e participar de algo que está
começando é ainda melhor: "a Rádio Recreio entrou na minha vida, em
formação,idealizada e a partir de uma folha de papel. Hoje, toma uma pequena
parte da semana com planos para que ocupe meu último ano e aquilo que aprendi,
o resto da minha carreira", explica.
Para a escola, fomentar o protagonismo juvenil através da educomunicação também era algo importante.
Segundo Amilton e Ítalo, desde as
primeiras reuniões para o primeiro programa, todos tiveram participação nas decisões, desde
a escolha da playlist até as matérias veiculadas. Uma das preocupações da equipe é informar e divertir, sem perder a descontração e a espontaneidade.
Atualmente, o
programa é veiculado diariamente no horário do “recreio” e o grupo tem reuniões
todas as segundas-feiras para decidir as músicas que serão tocadas durante a
semana e fazer a pauta dos assuntos abordados e momento avaliativo, para melhoria e desenvolvimento de novas
ideias. Foi criado também um blog, com o áudio dos programas, além de conteúdos
extras escolhidos e postados pelos participantes do projeto. No último dia 25
de junho, inclusive foi veiculado o vídeo
da cobertura oficial da Festa junina da Escola, feita pela equipe. "Em 1 mês de Rádio Recreio e do Blog, podemos perceber, como é importante a comunicação, divulgação, e como é prazeroso saber que diariamente diversas pessoas, sorriem ao escutar nossos programas. Enfim, só em saber que eu contribui com 1% do projeto é gratificante", confessa Ítalo.
A repercussão e a
recepção de toda Comunidade educativa vem sendo muito boa. E a interação vem
aumentando. Como afirma o P. Anderson: “É um espaço importante na escola para nós
fazermos a experiência da comunicação, e é um caminho que não tem mais volta. Agora
é seguir em frente em busca do crescimento, e quem sabe um dia não veremos um
deles em algum grande veículo de comunicação”.
O site do Projeto é: http://radiorecreio.salesianocarpina.com.br/
Por: Jakeline Lira (com Amilton Fontes)
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